Valor econômico, v. 17, n. 4189, 06/02/2017. Internacional, p. A9

Argentina defende abertura comercial para o Mercosul

Ministro Nicolás Dujovne quer ainda rediscutir pacto automotivo

Por: Marsílea Gombata

 

Nicolás Dujovne assumiu o Ministério da Fazenda argentino há pouco mais de um mês e, desde então, tem se esforçado para mostrar que sua gestão representa o rompimento em relação à equipe econômica do governo anterior. "Este governo não tem a visão de que a Argentina tinha de ter comércio equilibrado e superavitário com cada país", disse ao Valor. "Se temos déficit com o Brasil, temos superávit com muitos outros".

As diretrizes diferem das do período de Cristina Kirchner, que impôs tarifas a importações e exportações e adotou procedimentos não-tarifários para dificultar as importações. E somam-se a uma nova imagem do corpo ministerial: mais simpático ao mercado e menos opaco. Perto dos ministros kirchneristas que pouco se expunham, Dujovne é praticamente um "showman". Antes de assumir o lugar de Alfonso Prat-Gay, demitido pelo presidente Mauricio Macri no fim de dezembro, o ex-economista-chefe do Banco Galicia era colunista do jornal "La Nación" e comentarista no programa "Odisea Argentina", no canal "TN".

Na contramão de ex-ministros, que raramente concediam entrevista à imprensa estrangeira, Dujovne recebeu no fim da semana passado dez jornalistas na Casa Rosada. No encontro, no Salão dos Científicos, reforçou a prioridade de reduzir o déficit primário a 4,2% (contra 4,6% de 2016), diminuir a inflação (hoje na casa dos 41% ao ano) e aumentar o salário real.

Em seguida, concedeu uma entrevista exclusiva ao Valor no Salão Eva Perón, outrora utilizado como sala de despacho de Evita quando era primeira-dama e presidia a Fundação Eva Perón. Na entrevista, Dujovne afirmou que a Argentina conversará com o Brasil para buscar novos acordos comerciais para o Mercosul e reimpulsionar as exportações de itens da indústria automotiva. As exportações de manufaturas e itens agrícolas, os investimentos em construção e energia, e o aumento do consumo são as apostas para a meta de crescer 3,5% neste ano, após encerrar 2016 com contração do PIB de 2,5%.

Leia a entrevista a seguir:

 

Valor: Como o governo conseguirá atingir a promessa de crescer 3,5%, depois de encerrar 2016 com contração de 2,5%? É viável isso?

Nicolás Dujovne: Creio que sim. Do lado da oferta, a Argentina vem de cinco anos de estancamento, e hoje há muitos setores da economia com capacidade instalada para crescer. Há setores nos quais será necessário expandir a oferta, como o energético. Mas na indústria, por exemplo, sobra espaço para crescer. Falta a demanda. Mas temos uma taxa de desemprego alta, de 8,5%, então há por onde melhorar. Pensamos que 2017 será um ano totalmente diferente do que foi 2016. No ano passado o consumo caiu por causa do processo inflacionário que a regularização cambial e o ajuste de tarifas dos serviços públicos provocou, juntamente com a queda dos salários reais. Isso ocorreu no primeiro semestre, depois se viu uma leve recuperação. No ano passado, os investimentos caíram porque houve diminuição da atividade de construção. As exportações, por sua vez, tiveram bom desempenho em relação a itens agrícolas. Mas as exportações industriais tiveram um mal desempenho por conta da crise brasileira.

Há indício de um ano muito positivo para esses três setores: consumo, investimento e exportação. O consumo porque o emprego começa a crescer. Em outubro e novembro, o setor privado criou 23 mil e 24 mil postos, respectivamente. E os salários reais estão melhorando porque a inflação começa a desacelerar.

Em relação aos investimentos, a demanda por maquinário industrial está subindo, e agora vemos recuperação do setor de construção também. A produção de cimento em novembro e dezembro foi maior do que as dos mesmos meses do ano anterior.

Do lado das exportações, tivemos uma colheita anual recorde no campo, que supera 125 milhões de toneladas, contra 107 milhões de toneladas do ano anterior. E vemos que as exportações para o Brasil também começam a se recuperar. Eu diria, então, que a estimativa de 3,5% é um ponto médio das expectativas. O cenário pode ser maior.

 

Valor: A promessa do governo Macri era uma política de ajuste fiscal, mas para analistas o governo continuará elevando gastos, sobretudo em infraestrutura, em um ano de eleições. O sr. tem um desafio múltiplo: cortar o gasto para conter o déficit, elevar os em infraestrutura, reduzir impostos considerados distorcivos e elevar a arrecadação? Como chegar a esse equilíbrio?

Dujovne: Fazendo um pouco de tudo. O ano de 2016 foi o primeiro desde 2002 em que o gasto primário não cresceu em termos reais. Isso fala da austeridade que estamos tendo frente ao gasto público. Gastos em infraestrutura sobem, mas controlamos os supérfluos. Além disso, reduzimos impostos em 1,7 ponto do PIB em 2016. Fizemos um pouco de contenção de gastos e um pouco de redução de impostos.

Em 2017, a ideia é baixar o déficit de 4,6% para 4,2%. Salvo as modificações nos impostos "de ganâncias" (sobre lucro) votadas no Congresso, não temos reduções de impostos neste ano. Mas faremos com que o gasto primário em termos reais cresça zero ou não cresça em 2017.

 

Valor: Isso mesmo com o aumento dos gastos em infraestrutura?

Dujovne: Sim. Subimos o gasto em infraestrutura, controlamos os outros gastos, e o gasto primário não crescerá em termos reais.

 

Valor: Se o governo argentino cortar gastos, as famílias consumirem menos (devido à queda do poder de compra) e as empresas não investirem (pois não precisam), como a economia vai crescer? O Brasil vive esse mesmo dilema.

Dujovne: As empresas começaram a investir. Os números que vemos a partir de novembro mostram uma recuperação interessante da economia. E desde a segunda metade do ano passado o emprego começou a se recuperar e os salários reais também. Então temos uma combinação onde os consumidores estarão melhor em 2017, porque o emprego e os salários reais estão crescendo. Os investimentos, cuja boa parte havia caído por conta da queda na construção, começam a crescer também. O governo federal fez um acordo para se investir em Vaca Muerta [campo com recursos de gás de xisto e petróleo não convencional na Patagônia] com o governo da Província e sindicatos, o que será um impulso importante.

E as exportações começam a mostrar um dinamismo que não tiveram nos últimos cinco anos. Ou seja, temos todas as condições para a economia ter um crescimento saudável em 2017.

 

Valor: A recuperação total da exportação depende do Brasil, não?

Dujovne: Depende do Brasil e do quanto produzimos no setor agrícola. Vemos que teremos um salto muito grande nas exportações neste ano, como com o trigo, por exemplo. Enquanto o governo anterior proibia exportações, este governo as habilitou. A colheita de trigo que estamos vendendo foi 45% maior em 2016 que no ano anterior. Isso mostra o que ocorre na economia quando começamos a remover travas, obstáculos e a facilitar a vida do setor privado. Há muitos setores no país que têm espaço para crescer apenas porque resolvemos problemas que não tinham nenhum sentido, como eram as proibições para exportar.

 

Valor: A Argentina tem hoje um déficit comercial com o Brasil de US$ 4 bilhões. Isso incomoda o governo? Será discutido com o Brasil?

Dujovne: Esse déficit é, essencialmente, um problema relativo ao setor automotivo. Brasil e Argentina têm de definir como voltarão a trabalhar isso e acordar o regime automotivo daqui por diante. Mas esse governo não tem a visão anterior de que a Argentina tinha de ter comércio equilibrado e superavitário com cada país. Assim, se temos déficit com o Brasil, temos superávit com muitos outros países. E dentro da relação de sócios estratégicos que temos com o Brasil, a Argentina precisa conversar para resolver a questão automotiva.

 

Valor: Durante muitos anos, Brasil e Argentina se recusaram a avançar na abertura comercial do Mercosul. Agora parece haver um ativismo comercial em favor de abertura. Isso é realista? Com o mundo ficando mais protecionista, não decidimos abrir na hora errada?

Dujovne: Não. Nós, como governo argentino, pensamos que mais comércio significa mais crescimento, o que é benéfico para a nossa economia. Tanto a Argentina como o Brasil são economias muito fechadas. Então creio que temos ganhos potenciais se buscarmos acordos comerciais com outros blocos. E vejo que, pela primeira vez em muito tempo, Argentina e Brasil estão negociando com muita seriedade o acordo comercial com a União Europeia. Por muitos anos, ambos estavam procrastinando e nenhum dos dois estava muito interessado. Hoje vejo uma sintonia no sentido de uma abertura gradual a outros mercados, e o primeiro será a União Europeia.

 

Valor: Com Donald Trump nos EUA, quais os riscos e as oportunidades para a Argentina e a região?

Dujovne: Nós tínhamos uma relação com os EUA que estava em seus mínimos históricos. Desde que o atual governo assumiu, começou a construir uma agenda comum em temas como investimentos e cooperação em segurança. Pensamos que, mesmo que esse governo seja mais protecionista, Argentina e EUA continuarão aprofundando vínculos comerciais. Temos de reverter o baixíssimo nível de interrelação.

 

Valor: A Argentina acabou de apertar a sua lei de imigração. Há risco de tensão com vizinhos ou guinada nacionalista na economia?

Dujovne: De modo algum. A única coisa que fez o governo fez foi estabelecer requisitos de entrada aos que cometeram delitos em seus países de origem. É razoável, o mínimo para um país que protege o seu povo. Então não há mudanças comerciais ou no que diz respeito à abertura à imigração estrangeira.