O Estado de São Paulo, n. 45042, 11/02/2017. Política, p. A7

‘Felizmente sem consequência’, diz Aécio sobre pouso

 

Valmar Hupsel Filho

 

Horas depois de passar por um susto no avião que o transportava de Brasília para São Paulo, o senador Aécio Neves (PSDBMG) evitou ontem se alongar sobre o episódio. “Foi um acidente e, felizmente, sem consequências maiores. Sigamos em frente”, disse ele, na frente da sede da Fundação Fernando Henrique Cardoso, no centro de São Paulo. Questionado se já tinha passado por algo parecido, o presidente nacional do PSDB disse apenas que “não”.

Na noite de quinta-feira, o jatinho que transportava o senador teve problema no trem de pouso e fez uma aterrissagem de emergência no Aeroporto de Cumbica, em Guarulhos. O avião, que solicitou prioridade no pouso e teve o pedido atendido, chegou a sair da pista e só parou na grama. Ninguém ficou ferido.

O aparato de emergência da pista de Cumbica chegou a ser acionado, com homens dos bombeiros e uma equipe médica de urgência, mas não houve necessidade de uso, segundo a GRU Airport, empresa que administra o terminal.

Aécio viajou para São Paulo para se reunir com o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso. Ele chegou à fundação FHC por volta as 11 horas, a tempo de assistir ao final da palestra do presidente do Tribunal Superior do Trabalho (TST), Ives Gandra Martins Filho, sobre a reforma trabalhista. Segundo a assessoria de imprensa da entidade, após a palestra, Aécio e FHC seguiram para um restaurante. O local não foi informado.

Desde a indicação do ministro licenciado Alexandre de Moraes para o Supremo Tribunal Federal (STF), Aécio vem debatendo dentro do partido a indicação de possíveis nomes para ocupar a vaga no Ministério da Justiça.

Apuração. A empresa Líder Aviação, dona do jato que transportou Aécio, informou, em nota, que as causas do incidente estão sendo apuradas. A aeronave decolou de Brasília com destino a São Paulo e teve uma indicação de pane no trem de pouso.

“Seguindo todos os protocolos de segurança previstos para esta ocorrência, a tripulação decidiu aterrissar no Aeroporto Internacional de Guarulhos. Após o pouso, a aeronave, já em velocidade reduzida, ultrapassou o limite da pista”, diz o comunicado da empresa, acrescentando que ninguém se feriu.