FGTS: Agências da caixa abrem hoje para consulta sobre contas inativas 
Geralda Doca
18/02/2017
 
 
Maiores de 70 anos de idade podem sacar sem esperar calendário

No primeiro plantão dedicado a tirar dúvidas sobre como sacar o FGTS de contas inativas, a Caixa Econômica Federal abrirá 164 agências no Estado do Rio hoje, das 9h às 15h. Na capital, são 79 agências, espalhadas por inúmeros bairros de todas as regiões. Apenas no corredor da Avenida Rio Branco, no Centro, serão oito agências funcionando em regime especial, segundo o superintendente regional da Caixa no Rio, Arnaldo Barcellos Neto.

No Grande Rio, serão ao todo 105 agências. Se a sua cidade não tiver uma agência, ou a que existe não abrir, a orientação da Caixa é que o trabalhador procure um município mais próximo. Essas agências vão abrir novamente nos sábados que caírem no fim de semana imediatamente posterior à data do pagamento das contas inativas, ou seja, nos dias dias 11 de março, 13 de maio, 17 de junho e 15 de julho. Só não vão funcionar no sábado da Semana Santa (abril).

De acordo com levantamento do GLOBO, todos os maiores municípios fluminenses têm uma ou mais agências abertas hoje. São, por exemplo, oito em Duque de Caxias e outras oito em São Gonçalo, sete em Niterói e seis em Nova Iguaçu. Em Macaé e Petrópolis, três agências foram destacadas, enquanto em Campos, Volta Redonda e Itaguaí, duas.

Em todo o Brasil, estarão abertas 1.891 agências da Caixa. A lista completa pode ser consultada no site da instituição financeira.

Ainda em relação ao saque das contas inativas do FGTS, o governo lembra que pessoas com 70 anos de idade ou mais não precisam esperar o calendário — que começa em 10 de março — para retirar o dinheiro. A autorização nessa faixa etária vale também para as contas ativas e faz parte das regras para saque do FGTS, como aposentadoria, compra da casa própria, doença grave e demissão sem justa causa.

Segundo estimativas da União, essas pessoas têm retido nas contas inativas um saldo total de cerca de R$ 1 bilhão. Apesar de o saque já ser autorizado para esse segmento da população, há falta de informação.

Segundo um técnico do governo, existem idosos que sequer sabem que têm conta inativa, pessoas que se aposentaram ou estão fora do mercado há algum tempo. Há ainda situações de trabalhadores que sacaram os valores quando se aposentaram, mas deixaram resíduo na conta porque a empresa recolheu a contribuição para o FGTS posteriormente.

O globo, n. 30511, 18/02/2017. Economia, p. 20