Título: Passageiros tranquilos
Autor: Hessel, Rosana
Fonte: Correio Braziliense, 24/12/2011, Economia, p. 12
A movimentação aquém do esperado no aeroporto de Brasília no dia considerado mais crítico antes do Natal surpreendeu aqueles que decidiram viajar. Ontem, muitos passageiros que, a exemplo do ano passado, esperavam filas quilométricas e centenas de voos atrasados, chegaram horas antes do previsto ao terminal. Foi o caso da administradora Silvana Ribeiro Corrêa, 28 anos. Ela embarcou para Campo Grande (MS), para passar o feriado com a família, e, temendo perder o avião, se antecipou.
"Soube da ameaça de greve dos aeroviários e pensei que o terminal estaria lotado. Por isso, cheguei às oito da noite no aeroporto, apesar de o meu voo estar marcado para as 10 da noite", contou. "Preocupei-me principalmente por ser Natal. Fiquei com medo de não chegar a tempo de passar as comemorações com a minha família", justificou. A jovem, entretanto, ficou surpresa com a quantidade de pessoas no saguão de embarque. "Está bem vazio em relação a 2010", opinou.
A servidora pública Sílvia Pires, 43 anos, e os filhos Luiz Henrique, 20, e Raíssa, 13, foram ontem para Miami, nos Estados Unidos, e chegaram três horas antes de embarcar para evitar transtornos. "Viemos mais cedo por garantia, mas não precisou. O aeroporto está mais organizado, com um número menor de pessoas", disse Silvia. O engenheiro agrônomo Túlio Lima, 31 anos, também se tranquilizou ao chegar ao aeroporto. "O meu maior medo era ficar no terminal por horas, já que, nesta época, todo ano fica um caos. Tive uma surpresa boa. As filas não estão grandes e o atendimento está normal", afirmou.