Churchill, Bíblia e faxina na rotina do casal Cabral

02/02/2017

 

 

Ex-governador tem TV, tela contra insetos e lê biografia; ele tem encontro semanais com a mulher, Adriana

O "Jornal Nacional" obteve fotos exclusivas da cela onde estão o ex-governador do Rio, Sérgio Cabral, e a mulher dele, a ex-primeira-dama Adriana Ancelmo. Os dois são presos desde novembro em decorrência da Operação Calicute da Polícia Federal. Cento e cinquenta metros separam o casal dentro do Complexo Penitenciário de Gericinó, em Bangu, na Zona Oeste do Rio.

Algumas das fotos mostram a cela de Cabral, com 16 metros quadrados. Ele dorme na cama de baixo de uma beliche, onde estão um livro — a biografia de Winston Churchill, ex-primeiro-ministro do Reino Unido —, os óculos embaixo do travesseiro e um relógio pendurado. Sob a cama, há um par de tênis e garrafas plásticas de água mineral.

Em outra imagem, é possível observar que a porta da cela e a janela são cobertas com tela verde para proteção contra insetos. Também pode-se ver uma televisão pequena e cinco ventiladores: dois instalados na parede e três que ficam no chão.

No banheiro, uma parede separa dois vasos sanitários. Atrás da cortina, está o chuveiro de água fria. Os presos usam baldes para lavar o banheiro. A comida é a mesma para todos os detentos, uma quentinha com arroz ou macarrão, feijão, carne ou ovo.

O ex-governador Sérgio Cabral passa a maior parte do tempo lendo. Na biblioteca, há ar-condicionado à disposição.

Adriana Ancelmo, por sua vez, está sozinha em uma cela de seis metros quadrados, onde há livros, uma bíblia, dois terços pendurados, um ventilador, pão de forma, adoçante e o controle remoto de TV

No banheiro, o sanitário é um buraco no chão. Garrafas de água são usadas para faxina. Segundo a Secretaria de Admnistração Penitenciária do Rio, quando os presos são de uma mesma família, eles podem se visitar. Os dois se cadastraram e se encontram toda quarta-feira no pátio do pavilhão onde está o ex-governador. (Com G1).

 

O globo, n. 30495, 02/02/2017. País, p. 5