Para acalmar PMDB, Temer indica líder da maioria

Eduardo Barreto e Simone Iglesias 
25/02/2017
 
 
Presidente também anuncia novo líder do governo na Câmara

-BRASÍLIA- Entre idas e vindas para acalmar a bancada do PMDB na Câmara, o presidente Michel Temer bateu o martelo ontem e decidiu nomear o deputado Lelo Coimbra (PMDB-ES) líder da maioria na Casa. Temer também agradeceu o antigo líder de governo, André Moura (PSC-SE), pela “capacidade de negociação, compromisso com o Brasil e liderança política”. O parlamentar deverá assumir a Procuradoria da Câmara. O presidente ainda anunciou que o deputado Aguinaldo Ribeiro (PP-PB) será o líder do governo na Câmara. O progressista foi ministro das Cidades de Dilma Rousseff.

Quando decidiu criar a liderança da maioria no fim de janeiro, Temer buscava acomodar a bancada do PMDB no núcleo decisório formado pela cúpula do Palácio do Planalto, os presidentes da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), e do Senado, Eunício Oliveira (PMDB-CE), e os líderes do governo no Senado, no Congresso e na Câmara. Desde lá, Lelo vinha sendo apontado como o novo líder.

No entanto, ao longo deste mês, Temer pensou em deslocar André Moura (PSC-SE) da liderança do governo na Câmara para esta nova função. Reeleito presidente da Casa, Maia pediu a cabeça de Moura, com quem tem péssima relação. Ontem, Temer acabou recuando da indicação de Moura por pressão do seu partido, que já esperava há um mês a indicação de Lelo.

PMDB INDICARIA LÍDER

Apesar de não ser usual os governos terem um líder da maioria, o regimento interno da Câmara em seu 13º artigo trata dessa possibilidade. A vaga passaria a existir quando um governo tem mais da metade dos 513 votos dos deputados em termos de partidos aliados, ou seja, 257 votos. Caberia ao maior partido aliado, no caso, o PMDB, a indicação deste líder.

Depois de acabar fora dos principais cargos de liderança da Câmara, André Moura recebeu uma mensagem de Temer:

“Seu equilíbrio, sua gentileza, seu cavalheirismo, sua moderação e sua extraordinária capacidade de diálogo fizeram-me admirar-lhe cada vez mais. Certa e seguramente, a mesma admiração você deve ter recebido de seus colegas parlamentares. Tenho certeza que continuarei a contar com seu apoio. E, se me permite, abusarei da nossa amizade pessoal e política para convocá-lo muitas vezes a cumprir tarefas importantes para o governo brasileiro”, disse Temer num trecho da mensagem.

 

O globo, n. 30518, 25/02/2017. País, p. 5