Título: Sobe e desce
Autor: Correia, Karla ; Jeronimo, Josie
Fonte: Correio Braziliense, 29/12/2011, Política, p. 2/3

Saiba quem ganha e quem perde com a chegada de Jader Barbalho ao Senado

GANHA

O líder da bancada do PMDB no Senado, agora composta por 18 senadores, enfrentava a oposição de um grupo de descontentes conhecido como o Grupo dos Oito, que articulava a saída dele da liderança do partido e resistia ao núcleo de influência formado por Renan, mais o presidente do Senado, José Sarney (AP); o líder do governo na Casa, Romero Jucá (RR); e o presidente do partido, Valdir Raupp (RO). O núcleo, agora, é reforçado com a chegada de Jader Barbalho. Renan deve ser reconduzido à liderança da legenda. Com isso, manterá, ao lado de Sarney e Jucá, a interlocução do PMDB com o Palácio do Planalto.

PT Apesar de ter rompido com a ex-governadora do Pará Ana Júlia Carepa (PT), Barbalho mantém bons laços com o PT e é próximo ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o que pode ajudar a reduzir as tensões entre as duas siglas no Congresso, em ano de eleições municipais.

Simão Jatene Com a saída de Marinor Brito (PSol), a bancada paraense no Senado perde a única integrante que pertencia à oposição ao governador Simão Jatene (PSDB). Aliado do governo tucano no Pará, o PMDB tem fôlego para colaborar com a pauta do Executivo estadual no Congresso.

José Priante Pré-candidato à prefeitura de Belém pelo PMDB e primo do senador peemedebista, Priante passa a ter um de seus principais padrinhos políticos no Senado. A influência de Barbalho tem norteado a vida política do deputado, como, por exemplo, assumir a relatoria setorial de Integração Nacional e Meio Ambiente no Orçamento do próximo ano, área cara para o estado do Pará, e terá importância ainda mais definitiva na composição de alianças na eleição municipal.

PERDE

Grupo dos Oito O grupo de resistência a Renan perde poder de atração e deve ficar reduzido a um Grupo dos Três, representado por Eduardo Braga (AM), Pedro Simon (RS) e Jarbas Vasconcelos (PE).

PSol Além de ter sua bancada no Senado reduzida a um parlamentar %u2014 o senador Randolfe Rodrigues (AP) %u2014, o partido vê diminuir as chances de seu candidato à prefeitura da capital paraense, o ex-prefeito de Belém Edemilson Rodrigues.