Título: Quatro na batalha
Autor: Tranches, Renata
Fonte: Correio Braziliense, 29/12/2011, Mundo, p. 20
A presidente, hoje com 63 anos, foi diagnosticada com um câncer no sistema linfático em 2009, quando era ministra da Casa Civil e a escolhida pelo presidente Lula para disputar a sucessão. Dilma iniciou tratamento e foi declarada curada em setembro do mesmo ano. Após superar a doença, Dilma seguiu, em 2010, uma intensa campanha eleitoral que a transformou na primeira presidente do Brasil. Por precaução, faz exames a cada seis meses.
» Fernando Lugo O presidente paraguaio, 60 anos, foi diagnosticado em agosto de 2010 com um linfoma de Hodgkins, tipo de câncer não agressivo que afeta o sistema linfático. A doença exigiu seis sessões de quimioterapia, em São Paulo e Assunção, mas em dezembro de 2010 foi considerado extinto pela equipe médica. Lugo foi eleito em 2008 para um mandato de cinco anos, que se encerra em agosto de 2013.
» Hugo Chávez O presidente da Venezuela, 57 anos, teve um câncer diagnosticado em junho passado. O líder "bolivariano" não permite que se revele a origem do tumor, que segundo fontes médicas foi retirado da próstata em 20 de junho, em Cuba. Chávez foi submetido a quatro sessões de quimioterapia, três em Havana e uma em Caracas. Após ficar ausente da vida pública, voltou à atividade e participou da Cúpula do Mercosul em Montevidéu, na semana passada.
Luiz Inácio Lula da Silva O ex-presidente, 66 anos, combate um tumor na laringe, diagnosticado em outubro último. Tem sido submetido a quimioterapia, que evolui favoravelmente, segundo a equipe. No início deste mês, os médicos revelaram que o tumor havia sido reduzido em 75% e que uma cirurgia estava "totalmente" descartada. Lula procurou ajuda médica após se queixar de constantes dores de garganta e de apresentar rouquidão acima do normal. O tumor tinha 3cm e foi considerado de agressividade média.