Título: Prévias e impasses
Autor: Correia, Karla
Fonte: Correio Braziliense, 17/12/2011, Política, p. 6

O senador Aécio Neves (PSDB-MG) foi a estrela da abertura do Congresso Nacional da Juventude do PSDB. Para um observador mais cético, o favoritismo demonstrado pelo mineiro como possível candidato à Presidência em 2014, em relação a seu principal adversário, o ex-governador de São Paulo José Serra, seria só aparente. Então por que Serra evitaria a realização de prévias no partido para escolha de candidatos aos cargos do Executivo?

No cenário mais imediato, as prévias seriam um complicador para Serra, hoje um dos nomes mais fortes do partido na cabeça do eleitorado, mas desgastado dentro da legenda. Uma derrota na disputa pela prefeitura de São Paulo deixaria o tucano muito próximo da aposentadoria política. Uma derrota já na etapa das prévias partidárias seria uma pá de cal nos planos de Serra ao Palácio do Planalto.

Pensando em 2014, o problema se repete. Serra é, hoje, mais reconhecido pelo eleitor como um candidato tucano do que Aécio. Mas, dentro do partido, é o mineiro quem tem mais força. É por isso que Aécio desafia Serra, mais conhecido por força de duas campanhas presidenciais, mas penalizado por uma série de atritos dentro do PSDB. (KC)