Título: Medidas anunciadas
Autor: Leite, Larissa ; Fraga, Álvaro
Fonte: Correio Braziliense, 17/12/2011, Brasil, p. 14

O ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Aloizio Mercadante, anunciou ontem medidas de prevenção da pasta contra os temporais no Brasil. Para 2012, o ministério prevê a instalação de 1.300 pluviômetros semiautomáticos e 1.500 automáticos a fim de monitorar regiões consideradas de risco. Segundo ele, o país ainda deve investir em análises geotécnicas mais precisas, em educação ambiental nas escolas e na conscientização da população para lidar com situações de risco.

A partir de hoje, o Centro de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais (Cemaden) começa a funcionar 24 horas por dia. Mercadante disse ainda que o governo federal está investindo em novas tecnologias, como o uso de mensagem por celular, para enviar alertas para a população. Atualmente, uma empresa de telecomunicações realiza testes desse sistema em São Paulo.

"Em casos de deslizamentos, por exemplo, a Defesa Civil tem de duas a seis horas para retirar as pessoas do local. Precisamos de meios rápidos para ajudar nesse processo", explicou o ministro.