Título: Bradesco acelerado
Autor: Martins, Victor
Fonte: Correio Braziliense, 17/12/2011, Economia, p. 17

Após concluir um audacioso plano de abertura de 1.003 agências em um único semestre, o Bradesco aposta na recuperação da economia para continuar expandindo em 2012. A estratégia da instituição, a partir de agora, segundo seu presidente, Luiz Carlos Trabuco, é atrair novos consumidores para a base de clientes, aproveitando o incremento da renda e a procura por linhas de empréstimo. "Estamos em todos os estados do Brasil e queremos nos destacar pela capilaridade. O volume de crédito avança, em média, 2 pontos percentuais por ano em relação ao Produto Interno Bruto (PIB), e, se tudo der certo, o país alcançará 50% já em 2012. É com isso que contamos para crescer", disse.

Altair Antônio de Souza, diretor do Departamento de Varejo do banco, explicou que, após o investimento de R$ 890 milhões realizados neste semestre, a expansão será mais discreta no ano que vem. "A maior parte foi feita agora. Em 2012, teremos uma atuação mais cirúrgica, aproveitando oportunidades pontuais", afirmou. Souza destacou que, entre as regiões do país, o Nordeste é uma das que receberão mais atenção. Lá estão 30% das unidades abertas entre julho e dezembro.

Além da expansão física, os meios eletrônicos de pagamento, especialmente os cartões de crédito e débito, são uma alternativa de crescimento para a instituição, lembrou o diretor executivo adjunto Marcelo Noronha. A expectativa é atingir 1 milhão de cartões com a bandeira Elo ainda este mês. "A participação dos cartões na carteira de serviços continua crescendo e já está em 33%. A meta é expandir mais", revelou.