Título: Cerco da Receita
Autor: Batista, Vera
Fonte: Correio Braziliense, 17/12/2011, Economia, p. 20
A Receita Federal fechará o cerco contra importações irregulares para o setor de calçados e continua de olho no segmento de brinquedos. A próxima iniciativa será na esfera de materiais óticos e pneus, considerados também de grande risco quanto à invasão de produtos estrangeiros. Ontem, o órgão assinou convênio com a Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados) para atuar na identificação de fraudes. Batizada como Passos Largos, a operação terá início na segunda-feira. Todas as mercadorias serão submetidas a procedimentos especiais de controle, que envolvem inspeção física e análise da capacidade financeira dos exportadores.
O presidente da Abicalçados, Milton Cardoso, informou que o Brasil é o terceiro maior produtor mundial de calçados e as fraudes vêm produzindo impacto direto na criação de empregos no país. No auge da crise de 2008, o setor contava com cerca de 380 mil trabalhadores, contudo, precisou dispensar mais de 80 mil. "Perdemos 42 mil vagas em apenas um trimestre", descreveu.
O Fisco já tomou atitude semelhante em relação ao setor de vestuário, por meio da Operação Panos Quentes, que começou em 2007. No balanço da Receita, 521 declarações de importação foram fiscalizadas desde agosto. Delas, 180 estavam irregulares, o que significou fraudes de US$ 11,3 milhões, de um total de US$ 26 milhões em compras do exterior. "Estamos encerrando com sucesso a Panos Quentes, mas não significa que vamos afrouxar o controle. Seremos mais seletivos", disse a secretária adjunta da Receita, Zayda Manatta.