Título: Acordo nos EUA
Autor: Batista, Vera
Fonte: Correio Braziliense, 17/12/2011, Economia, p. 23
Washington — A Câmara dos Representantes dos Estados Unidos aprovou ontem um acordo que evita o fechamento de agências federais, com uma votação no último momento de um plano de 1 trilhão de dólares para bancar o funcionamento do governo durante o ano fiscal 2012. O projeto foi aprovado por 296 votos a favor e 121 contra.
Os líderes dos partidos na Câmara de Representantes e no Senado chegaram a um acordo na quinta-feira à tarde em relação às medidas orçamentárias para evitar o fechamento de alguns serviços administrativos, o que ocorreria a partir da meia-noite de ontem se não houvesse um entendimento. As medidas, propostas pelos republicanos da Câmara, representam uma economia de 31 bilhões de dólares em relação ao orçamento de 2011 e de 95 bilhões em relação a 2010.
O acordo foi alcançado depois de negociações acaloradas para superar o impasse político, provocado por uma profunda divisão entre os partidos Democrata e Republicano, e pelos interesses e cálculos eleitorais motivados pelo pleito presidencial de 2012. O bloqueio entre os dois partidos surgiu a partir de uma proposta do presidente Barack Obama de autorizar uma redução de impostos de US$ 1,5 mil para 160 milhões de trabalhadores.