DESTINO DE US$ 2 BI EM VENDAS DO BRASIL, CHINA COBRA EXPLICAÇÕES

Vivian Oswald

20/03/2017

 

 

Por enquanto, não há sinais de que país vá suspender importações
 
Correspondente
 
A China acompanha com lupa os desdobramentos das investigações da Operação Carne Fraca. Tudo indica que os três frigoríficos interditados nos últimos dias não exportavam para o mercado chinês, para alívio brasileiro, que tem no país um dos seus principais compradores de carnes. Ainda é preciso aguardar, porém, o resultado da fiscalização especial a que estão sendo submetidas outras 21 plantas. As autoridades sanitárias da China procuraram a embaixada do Brasil em Pequim no sábado para cobrar explicações. Nas próximas horas, devem convocar uma reunião com o lado brasileiro para entender se há riscos para o consumidor chinês.
 

 

BRASIL É O MAIOR FORNECEDOR

Por enquanto, não há sinais de que a China estaria disposta a suspender as importações brasileiras de carnes. Mas o governo do Brasil ainda não descarta essa possibilidade. Não seria a primeira vez. No fim de 2016, o país suspendeu as importações de frangos de cinco frigoríficos brasileiros. Desde então, duas unidades retomaram as vendas. O fato é que, muitas vezes, estas suspensões podem acontecer por pequenos problemas, como formulários mal preenchidos.

A maior preocupação das autoridades brasileiras, neste momento, é que o Brasil nunca vendeu tanta carne para os chineses. Foram cerca de US$ 2 bilhões no ano passado.

— Estamos em alerta. Passamos todas as informações disponíveis com o grau de celeridade necessário aos chineses. A transparência é essencial, e o diálogo é o mais importante — disse ao GLOBO o embaixador brasileiro em Pequim, Marcos Caramuru.

O Brasil fornece 80% da carne de frango importada pela China. Em 2016, o país ultrapassou os australianos e passou a ser também o maior vendedor de carne bovina para os chineses.

O globo, n.30541 , 20/03/2017. Economia, p. 18