Título: Confiança em queda
Autor:
Fonte: Correio Braziliense, 22/12/2011, Economia, p. 17

Bruxelas — A confiança dos consumidores da Zona do Euro caiu em dezembro, devido ao aumento do temor em relação a uma desaceleração mais forte da economia, informou ontem a Comissão Europeia. O índice recuou a -21,2 neste mês, ante -20,4 em novembro, de acordo com uma estimativa preliminar. O sentimento entre os consumidores também se deteriorou nos 27 países da União Europeia (UE), caindo para -21,9, em comparação a -20,7 no mês passado.

Os dados são preocupantes, já que uma forte demanda privada é vista como crucial para ajudar a região na batalha para resolver a crise de dívida soberana, que tem golpeado o crescimento econômico. Os números referentes à Zona do Euro como um todo vão de encontro a sinais de estabilização na confiança do consumidor da Alemanha, maior economia do bloco monetário.

O sentimento do consumidor alemão ficou estável de acordo com uma pesquisa do instituto GfK divulgada na terça-feira. As expectativas para a renda e as avaliações sobre a economia melhoraram, apesar do menor ímpeto das famílias em fazer grandes compras .

A economia da Zona do Euro cresceu apenas 0,2% no terceiro trimestre, conforme estimativas da UE, com o maior crescimento na Alemanha e na França sendo amortecido por países envoltos na crise de dívida. Economistas esperam uma recessão para o bloco no início do próximo ano.