Políticos tentam controlar Operação Lava-Jato

Gustavo Schmitt

26/03/2017

 

 

Ao menos dez projetos em tramitação no Congresso são monitorados por procuradores da força-tarefa

 

À medida que a Operação Lava-Jato avança contra políticos, inúmeras medidas têm sido apresentadas no Congresso na tentativa de regular o tema. Ao menos dez projetos são monitorados por procuradores da força-tarefa, preocupados com o risco de que investigações sejam dificultadas.

Três propostas partem de senadores que estão na mira da investigação: o líder do PMDB, Renan Calheiros (AL), Fernando Collor (PTC-AL) e Gleisi Hoffman (PT-PR). Os projetos propõem punições para investigadores, magistrados e procuradores, além de alterar regras do estatuto das delações premiadas — considerado fundamental pela Lava-Jato para desvelar desvios na Petrobras.

Parlamentares, porém, alegam que há excessos dos procuradores e da Polícia Federal (PF).

Entre as medidas que correm com mais rapidez está o projeto que altera a lei de crimes de abuso de autoridade, que abre brechas para que o juiz que condenou o réu na primeira instância seja processado pela defesa, caso a instância superior reforme a decisão.

O episódio da operação Carne Fraca, alvo de críticas, foi usado como justificativa por Renan, que chegou a dizer que houve abusos na ação da PF.

O peemedebista também é autor do projeto que endurece as regras de criminalização de abuso de autoridade para responsabilizar juízes e procuradores.

Renan e outros caciques defendem também mudanças no sistema eleitoral, como a aprovação da lista fechada de candidatos, o que, para a Lava-Jato, protege políticos investigados.

Coordenador da força-tarefa, Deltan Dallagnol afirma que os projetos restringem instrumentos de investigação:

— É surpreendente a coincidência temporal das propostas com o momento em que crescem as suspeitas da prática de crimes graves por pessoas que estão entre as mais poderosas do país. A mensagem que esses projetos passam é de que é preciso blindar os poderosos.

Presidente da Frente Parlamentar de Combate à Corrupção, o deputado Mendes Thame (PV-SP) aponta a aprovação da segunda rodada da repatriação como mais um sinal da articulação de políticos para anistiar crimes como lavagem de dinheiro.

Ré na Lava-Jato e autora de projeto que suspende sigilo judicial de investigação divulgada à imprensa, Gleisi diz que sua proposta visa evitar injustiças e vazamentos seletivos. Para investigadores, o texto propicia a destruição de provas.

Os senadores Collor e Renan não se manifestaram.

____________________________________________________________________________________________________________________

AUTORES E PROJETOS

 

RENAN CALHEIROS (PMDB-AL)

Altera a lei do crime de abuso de autoridade. Entre os pontos polêmicos, prevê pena de até 5 anos para autoridades em caso de “dar início ou proceder à persecução penal, civil ou administrativa, sem justa causa fundamentada”.

 

FERNANDO COLLOR (PTC-AL)

Estabelece responsabilidade administrativa, civil e criminal do membro do Ministério Público da União que praticar ato temerário ou com deliberada má-fé, ou ainda visando promoção pessoal ou perseguição política.

 

GLEISI HOFFMANN (PT-PR)

Suspende sigilo judicial de investigação, em que houver segredo, que vazar à imprensa.

 

HERÁCLITO FORTES (PSB-PI)

Sugere que colaboradores não podem prestar esclarecimentos complementares ou alterar conteúdo de delação.

 

RICARDO FERRAÇO (PSDB-ES)

Estabelece que o MP, a CGU e a AGU façam acordos de leniência com empresas envolvidas em crimes separadamente. O MP não investigaria esses órgãos.

 

REGIS DE OLIVEIRA (PSC-SP)

Prevê mudanças na Lei Eleitoral, mas deputados incluíram emenda que anistia o crime de caixa 2. A proposta saiu de pauta, mas pode voltar.

 

WADIH DAMOUS (PT-RJ)

Apresentou duas propostas: uma impede investigados presos de celebrar acordos de delação premiada. A outra extingue processos penais que não forem concluídos em um ano sem justificativa relevante.

 

HUGO MOTTA (PMDB-PB) E LUIZ SÉRGIO (PT-RJ)

Limita as delações sobre investigados com maus antecedentes ou que tenham rompido colaboração anterior.

 

VITAL DO RÊGO (PMDB-PB)

Proíbe que um mesmo advogado participe do acordo de delação de mais de dois colaboradores.

Possibilita responsabilizar a Promotoria por uso indevido de informações e documentos que requisitar.

 

O globo, n.30547 , 26/03/2017. País, p. 8