Título: A indecisão se repete
Autor: Lyra, Paulo de Tarso
Fonte: Correio Braziliense, 30/12/2011, Política, p. 4

Há exatamente um ano, o PSB convivia com a mesma indecisão diante da possibilidade de Ciro Gomes ser ministro. Na época, o partido negociava duas pastas na Esplanada e a presidente eleita Dilma Rousseff manifestou o desejo de ter Ciro em sua equipe ministerial. A vontade constrangeu a legenda e alterou o xadrez político de então.

Mas as coisas ficaram ainda mais complicadas. Amparado pelo seu prestígio e pelo fato de ter aberto mão da própria candidatura para que o PSB apoiasse Dilma, Ciro queria um ministério que estivesse à altura de seu capital político. Chegou, inclusive, a insinuar que gostaria de assumir o Ministério da Saúde, pasta que considerava um desafio à altura de suas capacidades gerenciais.

Era muito para Dilma e, especialmente, para o PT. Depois que a presidente eleita havia desistido de indicar o secretário de Saúde do Rio, Sérgio Cortês, porque o governador fluminense Sérgio Cabral antecipou o anúncio, ela foi aconselhada a indicar um petista para a pasta. Optou por nomear Alexandre Padilha, então ministro da Secretaria de Relações Institucionais, de quem se aproximara durante o governo. (PTL)

-------------------------------------------------------------------------------- adicionada no sistema em: 30/12/2011 02:37