Rafael Rosas
A obstetra Adriana Melo e a epidemiologista Celina Turchi receberam ontem, no Copacabana Palace, no Rio, o prêmio Personalidades do Ano de 2016 do Prêmio Faz Diferença, promovido pelo jornal "O Globo" com o apoio da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan). Adriana e Celina realizaram estudos fundamentais para a comprovação da ação do zika vírus na malformação de fetos de mulheres grávidas infectadas com a doença transmitida pelo mosquito Aedes aegypti.
Adriana identificou, na Maternidade Instituto de Saúde Elpídio de Almeida, em Campina Grande, na Paraíba, um aumento no número de fetos com malformação, sendo um caso de microcefalia somado a calcificações que indicavam infecções, algo considerado sem precedentes.
Celina liderou estudo que estabeleceu vínculo formal entre a epidemia de zika e os casos de microcefalia em oito hospitais de Recife e considera que ainda resta muito trabalho a ser feito para determinar o alcance e a gravidade da síndrome de zika. A epidemiologista ressalta que, apesar da tragédia, o surto de zika deu ao país a oportunidade de uma preparação mais eficiente contra eventuais emergências de saúde pública.
A solenidade contou com outras 17 premiações, de pessoas ou instituições que se destacaram em suas áreas de atuação no ano passado. Na economia, o prêmio foi para o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que completou 80 anos em 2016.
Além do aniversário, o instituto comemorou a indicação de dois de seus técnicos para as duas principais entidades internacionais de estatística: a ex-presidente do IBGE Wasmália Bivar assumiu a coordenação da Comissão de Estatísticas das Nações Unidas, enquanto Pedro Luís do Nascimento Silva comanda o Instituto Internacional de Estatística.
As vencedoras do Prêmio Faz Diferença foram escolhidos por um juri especial formado por cinco jornalistas de "O Globo". Os escolhidos nas demais categorias fizeram parte de uma lista tríplice escolhida por jornalistas de todas as áreas de "O Globo" e depois submetidos a votação dos leitores do jornal.
Também foram premiados ontem Ana Júlia Aleixo, Tania Andrade de Lima, Holográfica Editora, Natalicia Tracy, Katia Vergetti Bloch, Paulo Artaxo Netto, Tábata Amaral, David Hertz, Rafaela Silva, Maria Ruy Barbosa, Tom Zé, Sonia Braga, Conceição Evaristo, Wlademir Dias-Pino, Jô Soares e o grupo Nós do Morro.