Título: O fator político
Autor: Mariz, Renata
Fonte: Correio Braziliense, 17/01/2012, Política, p. 7

A primeira mostra de como o tema do crack será usado politicamente neste ano de eleições municipais começa a aparecer em São Paulo, que resolveu deflagrar uma operação contra o consumo da substância em 3 de janeiro, por contra própria, sem aguardar o pacto com o governo federal, exatamente para descolar o combate da imagem do PT. O pré-candidato a prefeito pela sigla governista, Fernando Haddad, ministro da Educação, classificou a ação de "desastrada". Ontem, veio o contra-ataque de Andrea Matarazzo, pré-candidato do PSDB. Ele subiu o tom ao vincular ao PT à disseminação do crack em São Paulo. "O governo do PT consolidou o crack na região central", acusou.

"O crack foi consolidado no governo do PT e foi crescendo e crescendo", completou Matarazzo, referindo-se, de forma velada, ao governo da petista Marta Suplicy na prefeitura da capital, de 2001 a 2004. O governador Geraldo Alckmin (PSDB) já chama a região central da cidade de ex-cracolândia. Ontem, ele comemorou "os indicadores positivos" da operação. Sobre o plano do governo federal, ressaltou que toda participação é bem-vinda e que a região precisa da "ajuda de todos".

Desde o início da operação, houve 80 internações, além da apreensão de 2,355kg de crack, de 10,208kg de cocaína e de 17,875kg de maconha. Também foram retiradas 101 toneladas de lixo das ruas da cracolândia, além da captura de 43 fugitivos da Justiça. A Polícia Militar prendeu 109 pessoas, geralmente acusadas de tráfico. (RM)

-------------------------------------------------------------------------------- adicionada no sistema em: 17/01/2012 02:21