Um pequeno dicionário (jocoso) da Lava-Jato

Gabriela Goulart

14/04/2017

 

 

De 'Acarajé' a 'Usufrutário', relembre alguns dos termos popularizados (e carnavalizados) da maior investigação contra a corrupção da História do Brasil

 

A - ACARAJÉ: Nome da 23ª fase da Lava-Jato, aconteceu em fevereiro de 2016 e levou este nome porque era como os investigados chamavam as propinas, o pixuleco, o abadá... Teve como alvos o marqueteiro João Santana e sua mulher e sócia, Mônica Moura. As baianas a rodarem a baiana por causa da "apropriação'' cultural/gastrônomica.

 

B - BOAZUDA: Ex-amante do doleiro Alberto Youssef, foi capa da revista "Playboy'' em 2015. Seu ensaio teve lingerie preta, dólares e carrões no cenário. O título da reportagem: "Ela sabia''. No dia 13 de março deste ano, a sabichona foi indiciada na Lava-Jato por suspeita de lavagem de dinheiro e ocultação de bens.

 

C - CODINOMES: Por si só, este item já renderia outro glossário. Trata dos apelidos dados aos políticos nas planilhas de propinas. Alguns deles: Amigo (a Polícia Federal suspeita que o codinome, presente nas listas de pagamento da Odebrecht, é relacionado ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva), Bob (José Dirceu), Italiano (Antonio Palocci), Caju (o senador Romero Jucá), Primo (Eliseu Padilha), Angorá (Moreira Franco), Botafogo (Rodrigo Maia).

 

D - DINDIN: Pixuleco, abadá, tudo isso apareceu como sinônimo de propina nas planilhas das empreiteiras. O pixuleco foi promovido e virou nome de duas fases, 17ª e 18ª, da Lava-Jato, feitas em agosto de 2015. É uma referência ao pelo ex-tesoureiro do PT João Vaccari Neto para se referir ao dinheiro cobrado de empreiteiras no esquema de corrupção.

 

E - EDUARDOS: ... Cunha, ... Paes, Henrique ... Alves, ... da Fonte. O jogo é o seguinte: preencha os pontinhos com um nome próprio e terás um ex-presidente da Câmara, um ex-prefeito, um ex-ministro e um deputado federal que aparecem nas listas de empreiteiras como beneficiados com propinas, ou seria Caixa 2?

 

F - FACHIN: Para usar uma palavra do momento, o protagonismo desta semana da Lava-Jato vai para o ministro Edson Fachin , relator da operação no STF, que abriu 76 inquéritos contra políticos a partir do conteúdo da delação da Odebrecht. Ele comanda as investigações relacionadas à maior delação de crimes já ocorrida da história do país.

 

G - GUARDANAPO E GRAMPO: Nunca mais essas duas palavras serão lidas, faladas e interpretadas da mesma maneira depois da Lava-Jato. A primeira saiu da mesa e foi parar na cabeça do numa farra entre amigos num restaurante chique de Paris. A segunda saiu da cabeça da mulherada e virou sinônimo de ser pego com a boca na botija - sem saber que está sendo pego.

 

H - HIGIENE: A queixa aconteceu no início deste ano, em visita de Jorge Picciani, ao ex-governador Sérgio Cabral, já preso em Bangu. Acostumado com equipamentos de banheiro de último tipo, Cabral, confidenciou a Picciani estar há dias sem tomar banho no cárcere por medo de ser molestado pelos presos. O motivo? Eles estavam irritados com a falta d’água na unidade.

 

I - IMPLANTE: O empresário Eike Batista foi preso em janeiro deste ano num dos desdobramentos da Lava-Jato. Suspeito de praticar crimes de lavagem de dinheiro e corrupção ativa, estava em Nova York e teve que voltar ao país quando deu chabu (ou seria ''Xabu''). Na conduta de rotina do presídio, ele está em Bangu, foi obrigado a raspar a cabeça. Mas não foi preciso. Eike revelou usar uma .

 

J - JAPONÊS DA FEDERAL: O agente da PF Newton lshii ficou conhecido por aparecer em quase todas as fotos de cumprimentos de mandados da Lava- Jato, na maioria das vezes ao lado de presos. Virou meme, fantasia, máscara e marchinha de carnaval. Em junho do ano passado, lshii foi preso pela própria Polícia Federal em investigação criminal sobre contrabando.

 

K - KAKAY: O advogado Antonio Carlos de Almeida Castro trabalha para diversos políticos cujos nomes aparecem nas listas de propinas. No mensalão, conseguiu a absolvição do publicitário Duda Mendonça. Na Lava-Jato, foi contratado por Alberto Youssef, antes do doleiro resolver optar pela delação premiada.

 

L – LISTA: De compras, de telefone, de convidados. Ter o nome na lista sempre foi sinônimo de prestígio, consideração, afeto. Pós-Lava-J ato, nunca mais na história deste país lista terá o mesmo peso (ou seria leveza?). Janot, Odebrecht, Fachin .. . Aliviado está quem não foi (coercitivamente) conduzido para uma delas.

 

M - MENSALÃO: Na árvore genealógica da corrupção, o termo mensalão é uma espécie de pai. Veio à tona entre 2005 e 2006 e consistia em um esquema ilegal de financiamento político. Em resumo, dinheiro distribuído de forma sistemática em troca de apoio político. O filho do mensalão, reconhecido legalmente em 2014, responde pelo nome de Petrolão.

 

N - NOMES: Os nomes das já passaram por várias... fases. Na rubrica Palavras Em Outros Idiomas entram várias delas: Aletheia (do grego antigo, significa "verdade" e "realidade"), Nessum Dorma (ninguém dorme em italiano), My Way (teve a Diretoria de Serviços da Petrobras e BR como alvos; My way era como Renato Duque era chamado pelo ex-gerente Pedro Barusco, uma alusão à música de Frank Sinatra), Erga Omnes (quer dizer "a lei vale para todos'' e levou para a prisão os presidentes de empreiteiras Marcelo Odebrecht e Otávio Azevedo, da Andrade Gutierrez) e Ormetà (é o código de silêncio da máfia italiana; resultou na prisão de Antonio Palocci).

 

O - Ó CATILINA: Catilinárias foi o nome de uma das fases da operação, em 2015. A origem vem de quatro discursos do cônsul romano Marco Túlio Cícero contra o senador Lúcio Catilina em 63 a.C. numa tentativa de impedir um golpe de estado. Uma das frases mais famosas do texto diz: "Até quando, ó Caitilina, abusarás da nossa paciência?''. A ação da PF realizou buscas na residência oficial do deputado federal Eduardo Cunha (PMDB-RJ), na época presidente da Câmara. Ministros na época, Celso Pansera (Ciência e Tecnologia) e Henrique Eduardo Alves (Turismo) também foram alvos.

 

P - PAPAI NOEL: A quebra de sigilo da comunicação eletrônica do ex-secretário estadual de Saúde Sérgio Côrtes revelou um e-mail enviado por Abdon com o seguinte conteúdo: "Importante. ...Queria ter te encaminhado dia 24...mas o banco vacilou", dizia a mensagem de 26 de dezembro de 2013, com cópia de transferência bancária na qual a Secretaria de Saúde do Rio deposita a quantia de US$ 3,9 milhões a favor da empresa Neurologia Incoporated.

 

Q - QUEM SERÁ?: Muitos codinomes ainda não foram relacionados a políticos. O que deve ter deixado tranquilos (por ora) quem se identifica com apelidos como Padeiro, Cabeça chata, Tanquinho, Encostado, Duvidoso, Flamenguista, Timão, Grisalhão...

 

R - RIQUEZA: Mulher de Sérgio Cabral, a advogada Adriana Ancelmo seguiu à risca a cartilha do juramento matrimonial. Aquele do "prometo estar junto na alegria e na tristeza, na saúde e na doença, na riqueza e na pobreza". Pobreza nunca fez parte do cotidiano do casal, que terminou preso. Ele foi primeiro. Ela foi um mês depois, acusada de integrar o esquema liderado pelo marido.

 

S - SUÍTE: Fetiche é igual a política, futebol e religião. Melhor não discutir. E quando fica tudo junto e misturado? Pois em Brasília, as investigações da Lava-Jato inspiraram a decoração de uma suíte de luxo de um motel, que foi reformada para simular uma cela. O projeto é da arquiteta brasiliense Cristina Bertozzi, que redecorou a suíte número 8 com grades de ferro.

 

T - TEORI E A TEORIA DA CONSPIRAÇÃO: Em janeiro deste ano, o ministro Teori Zavascki, relator no STF, morreu na queda de um avião que seguia para Paraty. Logo depois, várias teorias sobre o acidente, nem sempre verdadeiras e muitas delas conspiratórias, foram propagadas nas redes sociais. As investigações sobre o caso seguem em sigilo

 

U - USUFRUTÁRIO: Com essa palavra o ex-presidente da Câmara dos Deputados Eduardo Cunha (PMDB-RJ) se defendeu da acusação de ter contas milionárias na Suíça.

 

V - VALENÇA, LUCAS: Ele surgiu em outubro de 2016, na prisão de Cunha. Cabelo com coque da moda, barba-lenhador da moda, camiseta preta podrinha da moda. Foi o suficiente para o agente Lucas Valença, que fazia a escolta do ex-deputado, ganhar o apelido de "Hipster da Federal". Valença se mostrou pouco afeito à discrição. Acabou afastado. Não tinha permissão para dar entrevistas.

 

W – WHATSAPP Ele é o reino dos grupos de piadas, de amigos, de debates políticos. Também foi o caminho usado por muitos dos investigados para trocar informações sobre pagamentos de doações, com dinheiro de origem duvidosa. Ao usa rem o WhatsApp, foram pegos em flagrante em suas práticas um tanto obscuras.

 

X - XADREZ: Na vida secreta das palavras, esta aí uma que viveu dias de bipolaridade. De um lado, o status veio com as inúmeras analogias entre a investigação e o jogo de inteligência . "Moro joga xadrez" e "O xadrez da Lava-Jato", sentenciaram analistas. Do outro lado, xadrez também é cadeia, xilindró, cana, cárcere, prisão, estufilha, ergástulo ...

 

Y - YOUSSEF: O doleiro Alberto Youssef abriu a Lava-Jato. As investigações da PF encontraram ligações entre a empresa Costa Global, do ex-diretor da Petrobras Paulo Roberto Costa, e atos de lavagem de dinheiro promovidos por Youssef. Costa foi preso três dias depois, na segunda fase da operação.

 

Z - ZOO: No melhor estilo se correr o bicho pega, se ficar o bicho come, juiz Marcelo Bretas atendeu pedido da defesa de Carlos Miranda, operador de Cabral. Com bens bloqueados, os advogados solicitaram a liberação de uma quantia para arcar com a manutenção dos bichos de uma fazenda, alegando que não recebem alimentação adequada nem remédios, pela falta de dinheiro.

O globo, n.30566 , 14/04/2017. País, p. 10