Título: pital externo
Autor:
Fonte: Correio Braziliense, 17/01/2012, Economia, p. 12

Seis instituições brasileiras foram autorizadas a aumentar a participação de capital estrangeiro. Bradesco, Banco Luso Brasileiro, Aporte Distribuidora de Títulos, Interactive Brokers Group LLC, Woori Bank, Sul América Investimentos estão liberados para receber recursos de fora e novos sócios.

O Luso Brasileiro deve receber cerca de R$ 50 milhões de um novo sócio. Até setembro o banco não conseguiu cumprir as regras de Basileia, que impõem a todas as entidades reservas de pelo menos 7% sobre o capital de alta qualidade (como ações e lucros retidos). Segundo informações do mercado financeiro, o grupo português Amorim só esperava a autorização do governo brasileiro para realizar o aporte e elevar a Basileia da instituição de 10,9% para uma taxa superior aos 11% obrigatórios.

O Bradesco irá vender ações no exterior. De acordo com o banco, a autorização foi requerida em março do ano passado. Com a liberação, a participação de estrangeiros no banco vai passar de 14% para 45% do capital ordinário. "O programa de ADRs não alterará a estrutura societária ou de controle do Bradesco", garantiu a instituição por meio de nota.

A Sul América Investimentos obteve a autorização também em referência a um pedido antigo: a abertura de capital da instituição, realizada em 2007 e que captou recursos no exterior. Na época, um acordo com os órgãos competentes autorizou a operação que arrecadou R$ 775 milhões.