Título: Jader volta no dia 28
Autor: Filizola, Paula
Fonte: Correio Braziliense, 21/12/2011, Política, p. 6

A posse de Jader Barbalho (PMDB-PA) no Senado foi marcada para o dia 28. Segundo o primeiro-secretário da Casa, senador Cícero Lucena (PSDB-PB), o recesso parlamentar, que começa a partir desta sexta-feira, não comprometerá a cerimônia.

Jader foi enquadrado nos critérios da Lei da Ficha Limpa no ano passado, quando concorreu ao Senado, e não pôde tomar posse. Ele obteve cerca de 1,8 milhão de votos, mas o registro da candidatura acabou negado pelo STF porque Jader renunciara ao mandato de senador em 2001 para evitar a cassação. Na época, ele foi acusado de desviar recursos da Superintendência de Desenvolvimento da Amazônia (Sudam).

Desde que o STF decidiu, em março, que a Lei da Ficha Limpa não poderia ser aplicada ao pleito de 2010, Jader tentava ter a posse liberada pela Corte, o que ocorreu apenas na semana passada. Marinor Brito (PSol-PA), hoje ocupando a cadeira pleiteada por Jader, será notificada e terá prazo de cinco dias úteis para apresentar defesa. O ministro Joaquim Barbosa arquivou recurso de Marinor contra a posse de Jader. Ainda ontem, Barbosa, relator do processo do mensalão na Corte, concluiu o relatório da ação penal que investiga 38 réus. O julgamento deve ocorrer em 2012.