Título: FMI vê fase perigosa
Autor:
Fonte: Correio Braziliense, 21/12/2011, Economia, p. 11

Lagos — A economia mundial enfrenta uma fase "muito perigosa", afirmou ontem a diretora-gerente do Fundo Monetário Internacional (FMI), Christine Lagarde, ao fazer um alerta sobre as repercussões da crise global nos países pobres, durante uma reunião na Nigéria. Ela citou entre os fatores mais preocupantes a desconfiança dos mercados, os altos índices de desemprego e uma desaceleração geral do crescimento.

Lagarde já havia advertido que "o que está acontecendo nas economias desenvolvidas, particularmente na Europa, é uma preocupação para todo o mundo", ao desembarcar na segunda-feira na Nigéria, a nação de maior população na África e maior produtora de petróleo do continente. Essa é a primeira visita dela ao continente desde que assumiu o cargo no FMI, no fim de junho.

Em uma entrevista publicada no site do jornal norte-americano Washington Post, a diretora afirmou ainda que a Zona do Euro deveria estabelecer um calendário para a execução de medidas contra a crise. "A capacidade de comunicar e de marcar um calendário será extremadamente útil. E é algo que eu mesma não me dava conta quando era ministra de Finanças (da França)", disse. "Os europeus já planejaram muitas coisas e agora terão que executá-las."