Título: Pleito da Venezuela
Autor:
Fonte: Correio Braziliense, 21/12/2011, Economia, p. 13

Montevidéu — Uma comissão especial designada pelos presidentes dos países do Mercosul poderá ser enviada a Assunção para tentar convencer os senadores paraguaios a aprovar o ingresso da Venezuela como sócio pleno do bloco. Essa era uma das saídas consideradas pelos líderes na reunião de cúpula, ontem, na capital uruguaia, para resolver um impasse que já dura três anos.

A Venezuela solicitou seu ingresso no Mercosul em 2004 e o pedido já foi aprovado por Brasil, Argentina e Uruguai, faltando o aval do outro sócio fundador, o Paraguai. O presidente Fernando Lugo também é favorável, mas o Senado paraguaio, controlado pela oposição, bloqueou a pretensão por avaliar que o governo venezuelano não pratica a democracia e, portanto, não preenche as condições políticas necessárias para ser aceito no bloco.

O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, desembarcou ontem em Montevidéu afirmando que a entrada do país no Mercosul vem sendo barrada "por um pequeno grupo de extrema direita". Segundo ele, o bloco só teria a ganhar com o ingresso de uma nação do Caribe. Foi a primeira viagem oficial de Chávez desde que se submeteu a uma cirurgia, em junho, para a remoção de um tumor cancerígeno. Ele pretende dissipar os rumores sobre sua saúde, pois quer disputar mais um mandato de seis anos na próxima eleição presidencial, marcada para outubro de 2012. "Estou plenamente recuperado. Superei a fase mais difícil do câncer, mas ainda estou em tratamento, com os efeitos da quimioterapia", disse.