Título: 24% dos voos suspensos
Autor: Gama, Júnia ; Amado, Guilherme
Fonte: Correio Braziliense, 03/01/2012, Brasil, p. 6

Dos 2.492 voos domésticos e internacionais previstos para ontem em todo o país, 24%, foram cancelados. Segundo a Infraero, estatal que cuida dos aeroportos, os problemas ocorreram principalmente no Aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro, que teve 32% de cancelamentos e 45% de atrasos. O terminal ficou fechado por duas horas e funcionou durante toda a tarde para pousos e decolagens com o auxílio de instrumentos. No Aeroporto Internacional do Galeão, também no Rio de Janeiro, os atrasos chegaram a 54%. Muitos voos do Santos Dumont foram transferidos para o Galeão.

O Aeroporto Internacional Juscelino Kubitschek também sofreu com o mau tempo, tendo 41% dos voos domésticos e o único internacional atrasados. Em Goiânia, 32% dos voos tiveram atrasos. O aeroporto da capital ficou fechado por sete horas. Os temporais comprometeram ainda o funcionamento de aeroportos em Minas Gerais, em Santa Catarina em Espírito Santo, em que todos os voos Aeroporto Eurico Salles, em Vitória, apresentaram pelo menos uma hora de atraso.

Desabafo Alguns passageiros criticaram a falta de infraestrutura dos aeroportos para lidar com os atrasos. O apresentador Zeca Camargo, que deveria embarcar do Aeroporto Santos Dumont (RJ) para Congonhas (SP), na manhã de ontem, fez críticas no Twitter. "Aquilo é o caos: falta de informação, fila por todo lado e até a lanchonete da sala de embarque não tinha mais comida", escreveu o jornalista da TV Globo no Twitter. (GA)