BB abre auditoria interna para apurar vazamento em licitação
Gabriela Valente e Bruno Rosa 
26/04/2017
 
 
Três agências de publicidade vão dividir verba de R$ 500 milhões

-BRASÍLIA E RIO- O Banco do Brasil (BB) decidiu abrir uma auditoria interna para investigar o vazamento do nome da primeira colocada no processo de licitação que visa a escolher suas agências de publicidade. Na segunda-feira, o banco anunciou que a Multi Solution ficou com a primeira colocação, seguida de Z+ e Nova/SB, na chamada fase técnica. De acordo com o edital, as três primeiras dividem uma verba de R$ 500 milhões por ano, a maior entre as contas públicas do governo Michel Temer. Só como base de comparação, a Petrobras tem verba anual de propaganda de R$ 220 milhões.

Na edição de ontem, o jornal “Folha de S.Paulo” informou que sabia que a Multi Solution seria a campeã quatro dias antes do resultado. Para isso, registrou em cartório a informação e publicou um anúncio na sua seção de classificados de forma cifrada. O banco se colocou à disposição do Tribunal de Contas da União (TCU) para esclarecer dúvidas.

“Para que não pairem dúvidas, o Banco do Brasil, tão logo tomou conhecimento da reportagem, iniciou auditoria interna para apuração das notícias divulgadas, cujo resultado será determinante para finalização da licitação”, informou o BB. “O Banco do Brasil não hesitará em adotar qualquer outro procedimento que julgar necessário”.

Segundo fontes, o BB cogitou interromper o processo de licitação depois do vazamento da informação. No entanto, após uma reunião da direção da instituição na manhã de ontem, houve um recuo da ideia de suspender o certame. E, no início da tarde, o banco divulgou nota afirmando que o processo de licitação para escolha das novas agências de publicidade “não está finalizado e obedece rigorosamente a legislação”. Segundo a instituição, a definição das agências classificadas seguiu critérios técnicos, conforme parâmetros previstos em edital público.

Pelo resultado, a Multi Solution recebeu 91,58 pontos. A Z+ ficou com 85,26, e a Nova/SB, com 84,25. Na quarta posição ficou a Master, com 83,91 pontos.

Em nota, a Multi Solution, fundada há 20 anos e com experiência em trabalhar basicamente com empresas privadas, disse ter seguido as regras do edital. “Cumprimos todas as exigências da licitação do Banco do Brasil e vencemos com trabalho sério e competente”, disse o presidente da agência Pedro Queirolo. As outras agências não comentaram.

AGÊNCIA ESTUDA IMPUGNAR LICITAÇÃO

Outro publicitário, sócio de uma das agências que participaram da licitação, pensa em entrar com recursos para suspender o processo de licitação.

— Estamos estudando a melhor forma de pedir a impugnação do certame. Um vazamento como esse mostra que o processo de escolha das agências não é eficiente e não conta com o sistema de compliance, capaz de manter a integridade do processo. Isso porque o nome e as notas só são revelados na frente de todo mundo com a abertura dos envelopes — antecipou ele.

Publicitários ouvidos pelo GLOBO informaram que o processo de licitação do BB ainda continua pois o resultado apresentado foi a chamada fase técnica. Agora, as agências ainda vão passar pela fase de discussão de preços.

— Geralmente, essas licitações levam meses, pois há várias fases. O objetivo é justamente evitar fraudes — explicou uma dessas fontes.

O BB disse que dará publicidade a todas as propostas técnicas que foram apresentadas na licitação, junto com as respectivas notas atribuídas pela comissão responsável pela avaliação hoje. O BB afirmou, ainda, estar à disposição dos órgãos de controle, além do TCU.

 

O globo, n. 30578, 26/04/2017. Economia, p. 24