Título: A conta dos aposentados
Autor: Lyra, Paulo de Tarso
Fonte: Correio Braziliense, 16/12/2011, Política, p. 2

O aumento para os servidores do Judiciário não é a única brecha que o governo pode ter de encontrar nas contas do ano que vem. Outro reajuste, destinado aos aposentados, será apresentado para votação de deputados e senadores. O deputado Paulo Pereira da Silva (PDT-SP), recolheu as assinaturas suficientes para sugerir o reajuste de 11,7% para os aposentados que ganham acima do salário mínimo.

O percentual representa a inflação deste ano mais 80% do PIB de 2010, que fechou em 7,5%, e representa um gasto extra de quase R$ 7 bilhões aos cofres públicos. O deputado pretende aproveitar a semana de quórum baixo no Congresso para emplacar a proposta. "Para o governo derrubar o meu destaque, terá que mobilizar a base e colocar em plenário, o que é muito difícil neste final de ano. Muitos parlamentares já estão pensando nas festas de fim de ano", afirmou Paulinho.

Um integrante da Comissão Mista de Orçamento estranhou a movimentação do pedetista. O governista lembra "não serem comuns" movimentações anormais nos debates envolvendo a matéria. "Tradicionalmente, o Orçamento é votado por acordo. Não existem votações nominais nesses casos", afirmou um parlamentar petista.

Para esse governista, Paulinho quer pressionar o Planalto de olho na sucessão no Ministério do Trabalho. Depois da queda de Carlos Lupi, o partido sonha manter o controle da pasta. Até o momento, no entanto, a presidente Dilma Rousseff não sinalizou que pedirá indicações à legenda.