Título: Itália em recessão
Autor:
Fonte: Correio Braziliense, 16/12/2011, Economia, p. 12
Roma — O ministro da indústria da Itália, Corrado Passera, disse ontem que o país já está em recessão. Falando para dirigentes da Confindustria, organização representativa do setor industrial, Passera afirmou que a economia italiana vive uma situação de emergência "e a emergência hoje se chama crédito". Segundo a entidade, o Produto Interno Bruto (PIB) do país deve recuar 1,6% em 2012,contra previsão anterior de crescimento de 0,2%.
Em Berlim, o presidente do Banco Central Europeu (BCE), Mario Draghi, alertou ontem que as fontes estáveis de financiamento para os bancos estão diminuindo, em meio a um ambiente de riscos e incertezas elevadas. "Faltas de garantias estão começando a surgir em alguns segmentos do sistema financeiro, especialmente para os bancos pequenos e médios", disse Draghi durante uma palestra na capital alemã. Segundo ele, as tensões no mercado financeiro podem rapidamente se espalhar para a economia real, provocando recessão e mais desemprego.
Apoio Ontem, o governo da Itália, chefiado pelo primeiro-ministro Mario Monti, pediu um voto de confiança ao parlamento para acelerar a aprovação de um pacote de austeridade de 33 bilhões de euros (US$ 43 bilhões), que tem por objetivo restaurar a confiança do mercado na terceira maior economia da Zona do Euro. O ministro das Relações Parlamentares, Piero Giarda, espera que o apoio seja dado na tarde de hoje.