Título: Panorama sombrio
Autor:
Fonte: Correio Braziliense, 16/12/2011, Economia, p. 12

Washington — A crise europeia está se intensificando e ameaça todas as economias do mundo, disse ontem a diretora-gerente do Fundo Monetário Internacional (FMI), Christine Lagarde. "As questões que teremos pela frente têm sido motivo de preocupação não só para a Zona do Euro, mas para toda a União Europeia", disse Lagarde ante um fórum de mulheres na política organizado pelo Departamento de Estado dos Estados Unidos.

A diretora do FMI afirmou que a solução para a crise exigirá esforços de todos os países e regiões, mas admitiu que o combate tem que começar na origem do problema, que são as nações da União Europeia e, em particular, as da Zona do Euro. "Não há uma só economia no mundo que esteja imune à crise, que está inclusive se intensificando", afirmou.

Lagarde, que classificou o panorama econômico mundial de "bastante sombrio", pediu apoio da comunidade internacional, "provavelmente canalizado pelo FMI", para organizar o que chamou de "responsabilidade financeira coletiva". Ela advertiu que, se não houver união e "compartilhamento dos riscos", mas sim o aumento do protecionismo e do isolamento, o quadro será similar ao dos anos 1930, quando as principais economias enfrentaram um longo período de depressão econômica.