PMDB escolhe para CCJ crítico de operação

Daiene Cardoso e Isadora Peron

23/03/2017

 

 

Com maior bancada na Câmara, sigla ainda ficou com Comissões de Agricultura e Transporte

 

 

Quase dois meses após o início dos trabalhos legislativos, líderes partidários fecharam nesta quarta-feira um acordo sobre a divisão dos comandos das 25 comissões permanentes na Câmara. O PMDB ficou com as Comissões de Constituição e Justiça (CCJ), Agricultura e Transportes, consideradas as mais relevantes da Casa.

Com a maior bancada da Câmara, o PMDB vai indicar Rodrigo Pacheco (MG) para presidir a CCJ. Pacheco chegou a ser cotado para o Ministério da Justiça, mas comentários do peemedebista sobre a Operação Lava Jato o impediram de assumir a pasta. Em Transportes, o presidente será Altineu Côrtes (RJ) e na Agricultura, o nome do partido será o de Sérgio Souza (PR). Na semana passada, um ex-assessor de Souza foi citado na Operação Carne Fraca, mas o deputado disse que a menção não impede sua indicação.

O PT, com a segunda maior bancada, ficou com Direitos Humanos, Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente, mas ainda não informou seus indicados. O PR vai colocar parlamentares da bancada da bala nas duas comissões: Capitão Augusto (SP) - que circula na Casa com farda da Polícia Militar paulista e defende a ditadura - vai para a Segurança Pública e Direitos das Pessoas com Deficiência será ocupada por Cabo Sabino (CE).

Já o PSDB ficará com os comandos das comissões de Direitos da Mulher, Educação e Relações Exteriores. O PP escolheu Seguridade Social e Família - e vai indicar Hiran Gonçalves (PR) -, e Finanças e Tributação, cuja presidência será de Covatti Filho (PP-RS), cujo pai, o ex-deputado Vilson Covatti (PP-RS), é investigado na Lava Jato. O PSB vai indicar Rodrigo Martins (PI) para Defesa do Consumidor e Valadares Filho (SE) para Integração Nacional.

O PDT ficou com Legislação Participativa e vai indicar Flávia Morais (GO). O PC do B escolheu Trabalho e terá Orlando Silva (SP) na presidência. O DEM comandará a Comissão de Turismo e vai indicar Paulo Azi (BA). O PTN escolheu a de Esporte e o PRB ficou com Minas e Energia.

O PTB vai indicar o presidente de Fiscalização Financeira e Controle e o Solidariedade, de Desenvolvimento Econômico com Lucas Vergílio (GO). A Comissão dos Direitos da Pessoa Idosa será presidida por um deputado do PSC. PSD ficou com as comissões de Cultura e Ciência e Tecnologia.

 

Deputado. Rodrigo Pacheco foi até cogitado para ministério

_______________________________________________________________________________________________________________________

Maia aplaude ‘golpista’

 

Daiene Cardoso

23/11/2017

 

 

Enquanto o plenário da Câmara dos Deputados tentava votar o projeto de lei que regulamenta a terceirização em todas as atividades no País, o presidente da Casa, Rodrigo Maia (DEM), se ausentou por alguns minutos para participar de um evento em comemoração aos 95 anos do PC do B.

Em posição central na mesa dos trabalhos, Maia assistiu a um vídeo do partido chamando o presidente Michel Temer de “golpista”, “ilegítimo” e pedindo “Fora Temer”.

Sem constrangimento, o presidente da Câmara aplaudiu a peça veiculada ontem no rádio e na televisão pelo partido.

Questionado pelos jornalistas, Maia riu da gafe e admitiu que não tinha se dado conta do conteúdo do vídeo. “Tinha (no vídeo golpista e Fora Temer)? Não vi”, afirmou.

Em seu discurso, o presidente da Câmara lembrou que sua origem política foi de esquerda, que na juventude empunhou a bandeira do PC do B em campanhas eleitorais e destacou que sua família foi exilada durante a ditadura militar.

O deputado, filho do ex-prefeito do Rio César Maia, nasceu no Chile durante o exílio da família.

 

Parceria. O deputado apontou também a parceria com a bancada do PCdoB na Câmara, que apoiou sua reeleição para a presidência da Casa, e observou que se aproximou da sigla durante a gestão do ex-presidente da Câmara Aldo Rebelo (PCdoB- SP).

“Desde ali tenho a honra de estar muito próximo dos deputados do PCdoB”, declarou. / D.C.

 

Não viu

“Tinha (no vídeo golpista e Fora Temer)? Não vi.”

 

“Desde ali (a reeleição para a presidência da Câmara), tenho a honra de estar próximo dos deputados do PCdoB.”

Rodrigo Maia

PRESIDENTE DA CÂMARA

 

 

O Estado de São Paulo, n. 45082, 23/03/2017. Política, p. A10.