Título: Se a multa é pequena...
Autor: Amado, Guilherme ; Braga, Juliana
Fonte: Correio Braziliense, 24/01/2012, Política, p. 3

A cerimônia de ontem e a inauguração de uma creche pela presidente Dilma Rousseff, na semana passada, no Rio de Janeiro, foram apenas tira-gostos do banquete que ela e Lula parecem querer servir a Fernando Haddad. A receita será a mesma preparada pelo ex-presidente em 2010 para fazer a sucessora: aproveitar toda e qualquer brecha que surgir para lembrar, homenagear e, como quem não quer nada, puxar votos para Haddad. Quando possível, com a presença do próprio.

No esforço para voltar a ocupar a maior prefeitura do país, cujo orçamento supera o de quase todos os outros estados da Federação, o PT vai tirando vantagem da branda legislação que pune campanha antecipada. "Tudo vale a pena se a multa é pequena", já disse um integrante da oposição em 2010. Em maio daquele ano, Lula foi multado pelo TSE em R$ 5 mil por dizer, em uma inauguração em Minas Gerais, que tinha certeza da vitória de um aliado nas eleições que se aproximavam.

Com Haddad, que patina nas pesquisas nos mesmos patamares que Dilma na época, ela e Lula pretendem repetir a medida. Muito além do limite da legalidade. Mas a multa compensa. ()