O Estado de São Paulo, n. 45068, 09/03/2017. Metrópole, p. A17

Temer polemiza ao ligar mulher e tarefa de casa

Segundo presidente, ninguém é melhor que elas para ‘indicar desajustes nos preços do mercado’, ‘cuidar dos afazeres domésticos’ e ‘criar filhos'

Por: André Ítalo Rocha / Tânia Monteiro

 

O discurso do presidente Michel Temer em homenagem às mulheres, em cerimônia no Palácio do Planalto, foi marcado por uma exaltação às tarefas de casa e causou reação nas redes sociais, levando parlamentares da base e integrantes do governo a saírem em sua defesa.

Ao falar da participação da mulher na economia, ele afirmou que ninguém é mais capaz do que elas para “indicar desajustes nos preços do supermercado” e que ninguém é melhor para “detectar flutuações econômicas, pelo orçamento doméstico maior ou menor”.

Depois, ao comentar as perspectivas do governo para a melhora do mercado de trabalho, Temer disse que, quando a economia voltar a crescer, a mulher, “além de cuidar dos afazeres domésticos”, terá mais oportunidades de emprego.

Ele ressaltou ainda que a formação dos filhos não fica a cargo dos homens, mas das mulheres.

“Tenho absoluta convicção, até por formação familiar, por estar ao lado da Marcela (Temer), do quanto a mulher faz pela casa, o quanto faz pelo lar, o quanto faz pelos filhos.” A declaração foi dada em evento do Planalto para celebrar o Dia Internacional da Mulher.

Ao lado dele estavam a mulher, Marcela Temer, as duas únicas ministras do seu governo (há 28 ministérios), Luislinda Valois, de Direitos Humanos, e Grace Mendonça, da Advocacia- Geral da União, a secretária Nacional de Políticas para Mulheres, Fátima Pelaes, e o ministro da Saúde, Ricardo Barros.

A plateia era formada predominantemente por mulheres, muitas delas deputadas.

 

Defesa. Após o evento, Fátima Pelaes negou que Temer tenha sido machista. Ela citou que “está fora de casa, no trabalho”, mas ainda tem atividades domésticas sob sua responsabilidade e “essa é uma questão que ainda precisamos trabalhar”.

As declarações também repercutiram no Congresso. A oposição criticou e a deputada Soraya Santos (PMDB-RJ), em defesa, afirmou que o discurso estava fora de contexto. Para ela, Temer quis dizer que numa crise a mulher é a primeira a notar efeitos da inflação. “Sou também dona de casa e tenho orgulho de dizer que ele está certo.” Até aliados fizeram ressalvas.

“O presidente não foi feliz ao dizer que a mulher serve para controlar preços nos supermercados.

Ela serve também para isso, mas não apenas para isso”, disse o líder do PMDB no Senado, Renan Calheiros (AL).

Já o ex-presidente da Câmara Marco Maia (PT-RS) afirmou que Temer atribuiu à mulher brasileira “um papel reduzido na sociedade”. / COLABORARAM EDUARDO RODRIGUES, JULIA LINDNER e DAIENE CARDOSO

 

Família

“Se a sociedade vai bem e os filhos crescem é porque tiveram uma adequada formação em suas casas, e seguramente isso quem faz não é o homem, mas sim a mulher.”

Michel Temer

_______________________________________________________________________________________________________

‘Temos um dia. V. Exa tem todos os outros’

Por: Rafael Moraes Moura / Breno Pires

 

O ministro Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal (STF), se colocou em uma pequena saia justa ao parabenizar a presidente da Corte, ministra Cármen Lúcia, na sessão plenária de ontem.

“Só um breve comentário que me esqueci de fazer. Hoje é Dia Internacional da Mulher, então gostaria de cumprimentar Vossa Excelência e a eminente ministra Rosa Weber”, disse, referindo-se às duas ministras que compõem a Corte.

Cármen retrucou. “Vossa Excelência vê como é a vida... Nós (mulheres) temos um dia, Vossa Excelência tem todos os outros.

Olha o princípio da igualdade...” A fala causou risos no tribunal. Surpreso, Barroso levou o comentário na esportiva, disse que queria fazer sua “boa ação” e elogiou a dedicação das duas colegas.

“Agradeço muito em meu nome, no nome da ministra Rosa, vou estender às secretárias e às senhoras advogadas aqui presentes”, respondeu Cármen.

Legislativo. O plenário da Câmara ainda aprovou, de modo simbólico, um pacote de quatro projetos voltados a mulheres.

Entre eles, está o veto a algemas em presas grávidas. Também foi aprovado projeto que prevê orientação pelas unidades de saúde sobre amamentação. Ambos seguem para o Senado.

Outro dos projetos torna agosto o mês do aleitamento materno. O quarto prevê o nome da estilista Zuzu Angel no Livro dos Heróis da Pátria. /COLABOROU DAIENE CARDOSO

_______________________________________________________________________________________________________

Câmara de SP promete mais homenageadas em ruas

Por: Adriana Ferraz

 

Vereadores paulistanos se comprometeram ontem a tentar equilibrar a quantidade de homenagens feitas pela Câmara Municipal a homens e mulheres ao batizar ruas da cidade.

Atualmente, segundo pesquisa feita pela ProScore, 84% dos logradouros que levam o nome de pessoas se referem a homens.

O resultado do levantamento levou à campanha #SomosMaisQue16PorCento, desenvolvida pelo Estado em parceria com a agência FCB e apresentada a ao Legislativo. “Acho uma boa ideia. Certamente vou aderir”, disse Isaac Felix (PR). Ele afirmou ainda não ter projeto neste sentido, mas prometeu elaborar.

Líder do PSDB na Casa, Adriana Ramalho afirmou que vai ajudar a disseminar a campanha.

Uma das formas possíveis, segundo ela, seria trocar placas de ruas que levam o nome de ditadores – política iniciada pelo ex-prefeito Fernando Haddad (PT) – por mulheres que fizeram história em São Paulo.

Já a também tucana Aline Cardoso ressaltou que, além de projetos que homenageiem mulheres, a Câmara deve propor leis que as empoderem mais, discurso semelhante ao da vereadora Juliana Cardoso (PT).

 

Mobilização virtual. A campanha recebeu sugestões pela internet para homenagear personalidades. Em enquete feita pelo site estadao.com.br/16porcento, o nome mais citado foi da atriz Dercy Gonçalves, seguida da artista Tomie Ohtake e da escritora Hilda Hilst. Ao todo, foram quase 300 mulheres lembradas pelos internautas, e 1,2 milhão de votos.

“A gente sabe que a campanha não vai mudar a vida das mulheres, mas essa é uma ação de conscientização. Não dá para dizer que não existe machismo na escolha de quem será homenageado.

A Câmara foi muito receptiva ao nosso trabalho”, afirmou a publicitária Marilu Rodrigues, redatora da FCB.

Para o diretor de marketing publicitário do Estado, Marcelo Moraes, a expectativa agora é por resultados práticos. “A campanha teve por objetivo sensibilizar os vereadores a fazer esse reconhecimento. Vamos acompanhar para ver se isso vai virar realidade”, disse.

 

Campanha. Vereadora recebe o ‘Estado’ no Dia da Mulher