Título: BCP busca novos sócios
Autor:
Fonte: Correio Braziliense, 24/01/2012, Economia, p. 11
O Millennium BCP, maior banco em ativos de Portugal, precisa de mais capital do que os 1,725 bilhão de euros já estimados pelas autoridades europeias e procura novos acionistas na China e no Brasil. Para o BCP atingir 9% de reservas até junho de 2012, como imposto pela Autoridade Bancária Europeia (EBA, na sigla em inglês), faltam 3 bilhões de euros, ou três vezes mais que o valor de mercado do banco.
Segundo uma fonte familiarizada com as negociações, é provável que o banco recorra às linhas públicas para 2,4 bilhões de euros e tente o restante por meios próprios ou entrada de novo capital. "Pode haver a chegada de novos acionistas, via entrada capital da China e do Brasil, e, eventualmente, com o reforço da Sonangol, o que poderá diminuir o recurso à linha de recapitalização pública", afirmou o analista André Rodrigues, do Caixa Banco de Investimento.
O Diário Económico recentemente noticiou que membros do BCP deverão viajar no fim do mês para China e Brasil para convencerem o Industrial and Commercial Bank of China (ICBC) e o Banco do Brasil a comprarem 15Êda. "A vantagem de qualquer uma dessas instituições (ICBC e Banco do Brasil) é resolver definitivamente os problemas de capitais próprios e até mesmo de rating da instituição, que ainda não tem nenhum acionista de referência, com participação significativa", disse o gestor de fundos da Optimize, José Santos Teixeira.