Título: Modelo mantido
Autor: Sassine, Vincíus ; Gama, Junia
Fonte: Correio Braziliense, 22/01/2012, Política, p. 4
A nomeação do jornalista Thomes Traumann como novo porta-voz em substituição ao diplomata Rodrigo Berna, que assumirá uma embaixada no segundo semestre, não significa, pelo menos até o momento, uma mudança profunda na comunicação do governo federal. Embora o cargo volte a ser ocupado por um jornalista, o que não ocorria desde que André Singer era porta-voz do governo Lula, não há perspectiva de um retorno ao modelo adotado durante o governo Fernando Henrique Cardoso, quando o porta-voz concedia briefings diários respondendo aos questionamentos da impressa sobre diversos assuntos relativos ao Executivo Federal.
Interlocutores do Planalto ouvidos pelo Correio lembram que esse setor já passou por diversas mudanças nos últimos nove anos. Quando Ricardo Kotsho era secretário de Comunicação, Singer acumulou as duas funções. No segundo mandato do presidente Lula, o cargo de secretário de Comunicação foi elevado ao status de ministro com a posse de Franklin Martins. Para a função de porta-voz, assumiu o diplomata Marcelo Baubach, que permaneceu até 2010. Baena assumiu a função em 2011.
Traumann foi assessor da Casa Civil durante a gestão de Antonio Palocci. Com a queda do petista e a escolha de Gleisi Hoffmann para o lugar, ele seguiu para a Secretaria de Comunicação Social da Presidência.
-------------------------------------------------------------------------------- adicionada no sistema em: 22/01/2012