Título: A estratégia da queda
Autor: Sassine, Vinicius ; Jeronimo, Josie
Fonte: Correio Braziliense, 08/01/2012, Política, p. 2/3

Os governistas até tentaram elaborar um plano para justificar o afastamento de Clementino de Souza Coelho da presidência da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba, a Codevasf. Em nota na noite de sexta-feira, a Casa Civil apontou que o ministro Fernando Bezerra, ao mesmo tempo irmão e chefe de Clementino, tinha encaminhado havia 50 dias o pedido de nomeação de Guilherme Almeida para presidir a Codevasf.

Em outras palavras, Fernando não queria o irmão, também do PSB e de Petrolina (PE), no comando da empresa subordinada ao ministério. Queria, sim, um nome ligado ao PT do Piauí. Mas há algo que não se encaixa na história. Clementino passou mais de um ano como presidente em exercício da Codevasf. Não assumiu em definitivo porque dessa forma o nepotismo estaria caracterizado de uma vez por todas, afinal, seria nomeado pelo próprio irmão.

Por mais que a Casa Civil tente mostrar que um outro nome estava em análise, Clementino só foi derrubado na sexta, dia da publicação de reportagem deste Correio. Os governistas bem que tentaram um plano.