Alckmin defende FH e Tasso para eleição indireta

Silvia Amorim 

27/05/2017

 

 

Sugestão é apresentada no dia seguinte à reunião do governador com os dois tucanos na casa do ex-presidente

-SÃO PAULO- Em jogada para tentar conter especulações em Brasília de que também seria candidato numa eleição indireta, o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), defendeu ontem que os nomes do partido para um eventual mandato tampão até 2018 são o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso e o presidente interino do PSDB, senador Tasso Jereissati (CE). A declaração foi feita um dia depois de uma reunião no apartamento de FH com Tasso, Alckmin e o prefeito João Doria.

— Quero antecipar que não sou candidato a nenhuma eleição indireta, e os dois grandes nomes são o presidente Fernando Henrique e o Tasso Jereissati — disse o governador.

Aliados de Alckmin contaram ontem que identificaram um movimento em Brasília nos últimos dias de sondagem ao nome de Alckmin para um mandato tampão. Os rumores foram tidos como perigosos para o plano do governador de se lançar candidato à Presidência em 2018.

A especulação vai de encontro a uma outra articulação que começou no PSDB de São Paulo esta semana, com aval de Alckmin e Doria, para introduzir o nome de FH como alternativa para uma eleição indireta. Tucanos paulistas ficaram de consultar a receptividade do nome de Fernando Henrique no Congresso e junto ao setor produtivo. Isso começou porque uma candidatura de Tasso teria ganhado força entre tucanos da Câmara e do Senado na última semana.

Governador e prefeito veem com reserva um mandato tampão de Tasso porque avaliam que, se bem-sucedido, o senador poderia tornar-se um presidenciável natural no PSDB. Além de Alckmin, Doria também aparece como pré-candidato para 2018.

FH tem negado disposição em assumir a missão de comandar o país até 2018. Alguns tucanos dizem, entretanto, que, se houvesse um apelo nacional, ele poderia repensar.

Na quarta-feira, o presidente do PSDB de São Paulo, Pedro Tobias, divulgou um vídeo na internet pedindo a todos que ajudem a “convencer” FH.

 

O globo, n. 30609, 27/05/2017. País, p. 8