Ex-ministro diz que delator reitera as contradições

18/05/2017

 

 

Nota reforça diferenças dos depoimentos dos marqueteiros, diz Cardozo

 

Após a manifestação de João Santana em contestação à sua entrevista ao GLOBO, José Eduardo Cardozo divulgou uma nota para rebater o marqueteiro. O ex-ministro disse ser “esperado que alguém defenda, inclusive com deliberada veemência e indignação, os termos de uma delação que firmou com a finalidade de obtenção de condições mais vantajosas para o cumprimento de uma sanção penal”.

O petista afirma que, na nota, o marqueteiro “não só não esclarece a clara contradição entre o seu depoimento e o de Mônica Moura, como a reitera”. “De fato, basta verificar os depoimentos dos delatores e a nota em questão, para que se constate a evidente contradição, sobre os momentos e as maneiras pelas quais teriam sido hipoteticamente avisados da sua prisão pela presidente Dilma Rousseff ”, diz Cardozo.

Na nota, o ex-ministro voltou a negar que soubesse da prisão do marqueteiro e da mulher dele antes de a operação ser deflagrada.

“Apesar da possibilidade da prisão, naquele período, ser abertamente especulada pela imprensa, fui comunicado da existência de mandado de prisão a ser executado, como rotineiro, no momento de sua concretização. Foi nesse instante que, ao ser cientificado, cumpri meu dever funcional informando à senhora presidenta da República da prisão de João Santana e da Monica Moura.”, afirma.

 

“MENTIRA DESLAVADA”

Na entrevista ao GLOBO, segundo Santana, Cardozo teria dito, “de forma enviesada”, que haveria um espécie de acordo tácito entre o marqueteiro e Marcelo Odebrecht para misturar caixa dois das campanhas no exterior com a campanha de Dilma.

“Com relação ao Caixa 2, o advogado Cardozo insiste também na versão surrada expressa a mim, desde 2015, pela presidente Dilma (...). Este argumento não se sustenta para qualquer pessoa que conheça os altos custos e a realidade interna das campanhas. É uma mentira deslavada”, diz Santana.

O globo, n.30600 , 18/05/2017. PAÍS, p. 13