Santana: Lula reclamou que Graça não liberava verba

Eduardo Bresciani

13/05/2017

 

 

Segundo marqueteiro, queixa era sobre a demora da ex-presidente da Petrobras no pagamento a empreiteiras

-BRASÍLIA- O marqueteiro João Santana contou em sua delação premiada que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva reclamava que a ex-presidente da Petrobras Graça Foster atrasava de propósito pagamentos a empreiteiras que realizavam obras para a estatal. Atendendo a um pedido de Lula, Santana levou as críticas à então presidente Dilma Rousseff, que defendeu Graça e disse que ela estava acabando com a “esculhambação” na empresa.

Santana afirma que, na ocasião, achou que Lula estava preocupado apenas com um dano à imagem de Dilma porque havia uma ameaça das construtoras de paralisar obras da estatal. O marqueteiro diz que sabendo agora do esquema de corrupção na empresa a reclamação de Lula podia ter outros objetivos, como alertá-lo que os pagamentos que recebia da Odebrecht poderiam ser prejudicados pela gestão da estatal.

— Nunca ele deixava a entender que fechando essa torneira estava fechando a forma de pagamento. Hoje, de trás para diante, eu entendo desta maneira — afirmou Santana.

O marqueteiro disse que as críticas a Graça eram frequentes, mas que em 2014 Lula lhe fez um pedido direto para que as reclamações chegassem a Dilma.

— Numa ocasião ele foi mais incisivo e disse: queria que você dissesse a Dilma que eu tenho recebido aqui uma procissão de empresários que prestam serviços à Petrobras que vêm reclamar de atrasos sistemáticos em obras que fazem, estão ameaçando parar obras de portos e refinarias — relatou Santana.

Lula, segundo o relato, dizia que os atrasos não se deviam a problemas na estatal:

— Ele dizia que os atrasos eram sistemáticos e eram intencionais da Graça. Ele disse que sabia que a Petrobras não tinha problema de fluxo de caixa.

Santana conta que dois dias depois foi jantar com Dilma e ouviu dela uma defesa de Graça:

— Ela disse que as queixas dos empresários existem porque a Graça está colocando ordem na casa. A Graça esta lá para terminar, para acabar com a esculhambação, foi o termo que ela usou.

 

O globo, n. 30595, 13/05/2017. País, p. 7