Título: Sem números sobre implantes
Autor: Castro, Grasielle
Fonte: Correio Braziliense, 13/01/2012, Brasil, p. 6

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) ainda não sabe quantas pessoas utilizam as próteses mamárias da marca holandesa Rofil. Trabalha com um número estimado pelo ex-presidente da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, Sebastião Guerra, de 15 mil unidades. De acordo com Guerra, não há dados precisos com relação à marca.

Ontem, a Anvisa publicou no Diário Oficial da União uma determinação para que Pharmedic Pharmaceuticals, atual representante da Rofil no Brasil, recolha todas as unidades remanescentes em todo o território nacional. Em 30 dias, a empresa deverá encaminhar à agência um relatório constando os dados do recolhimento e o número total de unidades importadas, distribuídas e comercializadas, além dos comprovantes de informação enviados a empresas destinatárias e das respostas recebidas.

Em nota, a Pharmedic informou que realizou apenas uma importação de 193 unidades. Além dessa empresa, duas tiveram registro para comercializar o produto no Brasil, a Pró Life Importação e Exportação Ltda., autorizada em 2001, e a Andema Comercial e Importadora Ltda., em 2004. (GC)