Título: Haddad tenta unir petistas
Autor: Lyra, Paulo de Tarso
Fonte: Correio Braziliense, 26/01/2012, Política, p. 6
São Paulo – O ex-ministro Fernando Haddad participa no sábado da primeira reunião do Conselho Político de sua campanha à prefeitura depois de ter se desincompatibilizado do cargo de ministro da Educação. Ele já havia participado de dois encontros desste tipo, mas, segundo admitiu o presidente do diretório municipal do PT, Antonio Donato, a situação mudou completamente. "Antes, não podíamos programar quase nada porque ele estava no ministério. Agora, a agenda está mais livre", admitiu Donato.
A grande ausência do encontro deve ser a senadora Marta Suplicy. Donato ainda mantém a esperança de que ela colabore diretamente com a campanha de Haddad. "A campanha de rua ainda não começou, acredito que, quando essa fase iniciar, Marta estará mais presente conosco. Ela é uma liderança importante do nosso partido." Ele reconhece, contudo, que Marta ainda está ressentida por ter sido preterida na disputa. Os dois outros pré-candidatos petistas que desistiram da corrida eleitoral, os deputados federais Jilmar Tatto e Carlos Zarattini, participam do Conselho Político.
A partir da reunião do conselho, serão definidos os próximos passos de Haddad em São Paulo. Fora do ministério, ele poderá percorrer as zonais do PT e conversar mais diretamente com moradores dos diversos bairros, algo que antes só era possível nos fins de semana. Uma das críticas de seus adversários é que o prefeito conhece pouco a cidade. Ele chegou a confundir dois bairros de nomes parecidos, mas com realidades sociais completamente distintas: Itaim Bibi e Itaim Paulista. "Um prefeito de São Paulo precisa conhecer os problemas da cidade, e não saber nomes de ruas", irritou-se ele. (PTL)