Título: Argentina confusa
Autor: Hessel, Rosana
Fonte: Correio Braziliense, 26/01/2012, Economia, p. 14

O governo vai esperar que as restrições às vendas brasileiras impostas pela Argentina entrem em vigor, no mês que vem, para decidir se tomará medidas de retaliação. As indústrias brasileiras têm pressionado o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior e o Itamaraty para reagirem à altura. "Vamos aguardar. Eles ainda estão confusos na forma como irão adotar o novo processo para as limitações das importações", disse ontem a secretária de Comércio Exterior, Tatiana Prazeres.

Tatiana anunciou ontem uma medida antidumping contra a China. Desta vez, a medida contra a concorrência desleal foi adotada para o ácido cítrico, substância utilizada na fabricação de alimentos, refrigerantes, detergentes e produtos de limpeza. A medida terá vigência de seis meses. Com isso, passa para 31 o número de iniciativas desse tipo contra produtos chineses. Ao todo, existem 86 aplicadas em vigor e outras 38 estão em processo de investigação.

Outro tema abordado na reunião da Câmara de Comércio Exterior (Camex) foi a criação de barreiras à importação de celulares chineses. Segundo o governo, até três em cada 10 aparelhos comprados da China dão problema. Mas a falta de parâmetros técnicos para definir as restrições impediu que uma nova regra fosse criada por enquanto. O assunto foi adiado. (RH)