Título: Casa Branca atacada
Autor: Tranches, Renata
Fonte: Correio Braziliense, 19/01/2012, Mundo, p. 19

No segundo incidente do tipo em pouco mais de dois meses, a sede do Executivo dos Estados Unidos, a Casa Branca, permaneceu interditada por mais de uma hora na noite de terça-feira, depois que uma bomba de fumaça foi atirada nos jardins da residência. A suspeita, segundo o porta-voz do Serviço Secreto, George Ogilvie, é de que ela tenha sido arremessada durante uma manifestação do movimento "Ocupe DC" (Distrito de Columbia, onde está localizada a capital Washington).

Segundo Ogilvie, o protesto reuniu mais de mil pessoas, mas a maioria já tinha ido embora quando o artefato foi jogado. Ninguém foi preso, e o edifício foi liberado em seguida. O presidente Barack Obama e sua mulher, Michelle, não estavam presentes na hora do incidente. O casal havia saído para jantar em comemoração ao aniversário dela e voltou quando a investigação estava em curso.

No mesmo dia, a Justiça dos EUA acusou formalmente um homem que abriu fogo contra a residência oficial norte-americana em 11 de novembro. Oscar Ramiro Ortega-Hernandez responderá por tentativa de assassinato contra o presidente. Na época, um dos projéteis foi encontrado alojado em um vidro blindado do segundo andar do prédio, onde vive a família presidencial.