BNDES sinaliza expansão de financiamento no 1º trimestre

Rodrigo Carro, Rodrigo Polito e Alex Ribeiro

25/04/2017

 

 

A presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Maria Silvia Bastos Marques, informou ontem que as aprovações de financiamentos para máquinas e equipamentos dentro da linha de crédito Finame cresceram 32% no primeiro trimestre de 2017 ante igual período do ano passado. Ainda nos três primeiros meses do ano, houve expansão de 25% nas consultas à instituição de fomento relacionadas ao setor de infraestrutura, na comparação anual.

Já os desembolsos do Progeren [linha de financiamento com repasse do BNDES para capital de giro] aumentaram 345% entre janeiro e março, acrescentou a executiva, durante palestra no seminário "O Fim da Recessão", realizado na sede da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan).

Maria Silvia destacou ainda o aumento da participação das micro, pequenas e médias empresas nos desembolsos do banco, de 39% no primeiro trimestre de 2016, para 41% no mesmo período deste ano.

Em sua avaliação, os números indicam uma retomada da atividade econômica no país. "Não havia esse crescimento no ano passado. Esses sinais começam a acontecer este ano", afirmou.

Com relação aos desembolsos, a presidente do BNDES frisou que estes ainda refletem o passado, sendo negativamente impactados pela recessão enfrentada pelo país nos últimos anos.

A executiva defendeu a continuidade das reformas estruturais propostas pelo governo federal mesmo numa ambiente de reaquecimento da economia. "Ao acabar a recessão e a gente ter a retomada econômica, não podemos esquecer que precisamos fazer as reformas estruturais. O ambiente, ao melhorar, não quer dizer que podemos prescindir dessas reformas. Pelo contrário, já fizemos isso no passado", argumentou ela.

O BNDES pretende anunciar no fim do primeiro semestre uma revisão da política de conteúdo local para seus financiamentos, antecipou Maria Silvia durante o seminário, sem no entanto detalhar quais seriam as alterações.

"Nós, no BNDES, estamos rediscutindo a política de conteúdo local do banco para que ela se torne uma política de credenciamento. Vamos fazer também uma transição longa. Vamos anunciar isso ao fim do primeiro semestre. Estamos discutindo inclusive com o nosso público que é afetado por isso", explicou. Para Maria Silvia, a política de conteúdo local é compensatória, porque de certa forma contrabalança ineficiências do resto da economia.

Ainda durante sua apresentação, a presidente do BNDES apresentou um slide contendo o cronograma para leilões de concessões. De acordo com o cronograma, a realização do leilão das seis distribuidoras da Eletrobras está prevista para o primeiro trimestre de 2018.

"Estamos com seis distribuidoras com estudos contratados e sendo realizados para posterior venda dessas empresas", disse. O plano de negócios da Eletrobras para o período de 2017 a 2021 prevê a venda dessas companhias ainda este ano.

O seminário "O Fim da Recessão" foi promovido pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), a FGV Projetos, a Firjan e o Valor. Além da presidente do BNDES, também participaram do evento o ex-presidente do Banco Central e atual diretor do Centro de Economia Mundial da FGV, Carlos Langoni; o presidente da Firjan, Eduardo Eugenio Gouvêa Vieira; e o ministro do Superior Tribunal Federal (STF) Luiz Fux; e o presidente do conselho de administração da Barra Energia, João Carlos de Luca, entre outros.

 

 

Valor econômico, v. 17, n. 4241, 23/04/2017. Brasil, p. A5.