Título: Agenda e discurso de candidato
Autor: Rothenburg, Denise ; Filizola, Paula
Fonte: Correio Braziliense, 25/01/2012, Política, p. 3

No mesmo dia em que deixou o Ministério da Educação (MEC), Fernando Haddad fez questão de falar como candidato. A agenda de campanha seguirá hoje, com uma visita ao Diretório Regional do PT em São Paulo para se reapresentar aos filiados — ele está afastado das articulações políticas da legenda há anos, embora seja filiado. O ex-ministro também instalará no sábado um conselho de campanha, com comissões temáticas para planejar a plataforma política e discutir as alianças partidárias para a disputa da prefeitura de São Paulo.

Haddad afirmou que, desde o início, optou por deixar o ministério no início do ano para poder se dedicar integralmente à candidatura. "Agora é tempo de refletir sobre as necessidades da minha cidade e me apropriar de todos os projetos que estão sendo realizados. Quero ouvir especialistas e formular, junto com meus companheiros, o nosso plano de governo", disse.

Segundo o ex-ministro, o PT está buscando estabelecer prioritariamente a discussão de alianças com os partidos da base do governo, sobretudo PR, PCdoB, PDT e PMDB. Por isso, Haddad evitou falar sobre a escolha de um vice. Além disso, o candidato petista desconversou quando o assunto foi o apoio do atual prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab. "Ele mesmo já disse e repetiu que sua agenda de curto prazo continua sendo a de estabelecimento de alianças em torno de José Serra", afirmou Haddad.

Dilma no palanque Há um pacto em discussão entre PT e PMDB para que a presidente Dilma Rousseff não suba no palanque em municípios onde os dois partidos tiverem candidatos distintos, mas a regra não deve ser respeitada em São Paulo. "São Paulo está claro: é prioridade do Partido dos Trabalhadores e portanto o PMDB compreenderá", avalia.

Apesar da ausência consecutiva da senadora e ex-prefeita de São Paulo Marta Suplicy nos dois últimos eventos do Palácio do Planalto, o petista disse ter certeza de que a parlamentar mergulhará de cabeça na campanha. "Ela sabe da importância do nosso projeto político de reconquistar a prefeitura, inclusive para tratar de bandeiras da sua administração", adiantou Haddad.