Título: Mercadante dá dicas ao sucessor
Autor: Decat, Erich
Fonte: Correio Braziliense, 25/01/2012, Política, p. 4

Ao deixar o cargo de ministro da Ciência e Tecnologia para Marco Antônio Raupp, o empossado ministro da Educação, Aloizio Mercadante, deixou conselhos para o sucessor, considerado um nome técnico. Raupp arrancou algumas risadas dos presentes ao se perder na sequência do discurso. Já Mercadante deu dicas de como Raupp deveria se comportar com a fama de exigente de Dilma, e chegou a se emocionar por duas vezes.

Em seu discurso, Mercadante brincou com a presidente, dizendo a Raupp que ele se preparasse, porque Dilma "espancava" os projetos. "Se o projeto não for consistente, você vai ouvir a expressão: "O projeto não vai ficar de pé"", disse em tom bem- humorado. Ao falar de Lula, Mercadante se emocionou: "Tem um significado muito especial sua presença aqui hoje. Nós começamos juntos quando esse projeto era só um sonho".

Raupp se perdeu na sequência do discurso, brincou dizendo ter muitos filhos e fez uma fala longa em que declarou ser fã de Dilma e de Mercadante. "Meu papel aqui não é inventar a roda, e sim fazê-la girar em um ritmo acelerado", disse. Na transmissão de cargo no MEC, Mercadante anunciou que lançará um programa com novas diretrizes para albetização. A meta é incluir todas as crianças na escola até 2016. E quis destacar que fará uma gestão técnica. "A minha gestão à frente desse ministério será uma alavanca suprapartidária, de pessoas competentes, como fizemos no Ministério de Ciência Tecnologia", avisou.