Para reforçar defesa, troca na AGU

Catarina Alencastro

22/06/2017

 

 

Temer pretende indicar Gustavo Rocha para vaga de Grace Mendonça

Acuado pelas denúncias da JBS, o presidente Michel Temer planeja fazer mais uma mudança na composição de sua equipe de governo para reforçar sua defesa na área jurídica. Depois de trocar Osmar Serraglio por Torquato Jardim no Ministério da Justiça, Temer agora quer tirar Grace Mendonça do comando da Advocacia Geral da União (AGU) e substituí-la por Gustavo do Vale Rocha, subchefe de assuntos jurídicos (SAJ) da Casa Civil, e homem de confiança do peemedebista.

Abatido pela maior crise política desde que assumiu a Presidência, há pouco mais de um ano, Temer parte para um caminho semelhante ao adotado pela antecessora Dilma Rousseff, quando, no ocaso de seu governo, escalou o ministro da Justiça José Eduardo Cardozo para assumir sua defesa na AGU e, posteriormente, no processo de impeachment.

Acusada pelo Palácio do Planalto de ser “fraca”, “insegura” e de estar fazendo “jogo duplo”, Grace passou a ter seu posto ameaçado quando protocolou na semana passada um documento no STF defendendo a indivisibilidade das chapas eleitorais. A posição é contrária ao principal argumento que Temer apresentou no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) quando do julgamento de supostas irregularidades cometidas pela chapa Dilma-Temer em 2014.

Não adiantou a AGU soltar nota afirmando que no caso em discussão no Supremo, que tratava da cassação do governador e vice do Amazonas, era “absolutamente distinto” do de Temer e que defendia agora a decisão tomada pelo TSE — uma vez que a AGU tem atribuição de defender os três poderes. Desde então o desconforto entre Temer e Grace é grande. Após a divulgação da notícia, Grace Mendonça telefonou dezenas de vezes para o presidente, que não atendeu as ligações. No dia seguinte, ela foi até o Palácio do Jaburu, sem ser convidada, para se explicar, mas, segundo interlocutores do presidente, não convenceu. (Catarina Alencastro)

O globo, n.30635 , 22/06/2017. PAÍS, p. 6