Título: Chuvas levam mais destruição ao Rio
Autor:
Fonte: Correio Braziliense, 06/01/2012, Brassil, p. 8

Dique não suporta volume de água, rompe e alaga parte de Campos dos Goytacazes. Governo local pede ajuda ao Exército. Em Minas, já são 87 os municípios em situação de emergência

A força das águas afugentou um bairro inteiro. Moradores de Três Vendas, em Campos dos Goytacazes, no norte do Rio de Janeiro, tiveram que deixar suas casas ontem, após o rompimento de um dique que represa as águas do Rio Muriaé. Em Minas Gerais, o estado com mais problemas, a Defesa Civil informou que subiu de 66 para 87 o número de cidades que decretaram situação de emergência. De acordo com o órgão, as tempestades já causaram estragos a 123 municípios. E a previsão é de mais chuva até o fim de semana.

Em Campos, o Exército e a Defesa Civil foram mobilizados para tentar remover as pessoas afetadas pelo rompimento de um dique na BR-356, no bairro Três Vendas — parte da rodovia desabou, impossibilitando o tráfego nos dois sentidos. Até o fechamento desta edição, cerca de 300 famílias haviam sido removidas do local. No entanto, muitas pessoas resistiam em deixar as casas, dificultando o trabalho da Defesa Civil. "Estou pedindo apoio do Exército. Nós vamos tirar toda a população de Três Vendas. Essa retirada tem que ser muito rápida", disse o secretário de Defesa Civil do município, Henrique Oliveira. "A situação é caótica na região. A água vai tomar tudo e muito rápido", acrescentou. O governador do Rio, Sérgio Cabral (PMDB), afirmou ontem que o estado está em alerta máximo para a ocorrência de mais chuvas fortes no fim de semana.

Na quarta-feira, seis municípios fluminenses decretaram situação de emergência após as enchentes provocadas pelas chuvas que atingem o estado desde os primeiros dias do ano: Laje do Muriaé, Itaperuna, Cardoso Moreira, Italva, Miracema e Santo Antônio de Pádua. Todos ficam no norte e no noroeste do Rio. Nessas localidades, o número de pessoas que tiveram que deixar as próprias casas chega a 20 mil.

Em Minas Gerais, já são 87 os municípios que decretaram situação de emergência. Desde outubro, quando começou o período chuvoso, oito pessoas morreram em decorrência dos temporais, sendo que seis fatalidades ocorreram apenas este ano. Segundo a Defesa Civil, há uma mulher desaparecida, em Santo Antônio do Rio Abaixo. A cidade de Conceição do Pará foi inundada ontem em decorrência da abertura das comportas da hidrelétrica local. No município, 500 pessoas foram atingidas pela enchente e 20 famílias ficaram ilhadas. O Rio Pará chegou a subir sete metros e em toda a cidade o fornecimento de água foi interrompido. Muitos moradores precisaram recorrer a barcos para se locomover.

No Espírito Santo, subiu para 25 o número de municípios afetados pelas chuvas. Segundo balanço da Defesa Civil, até a manhã de ontem, mais de 11 mil pessoas foram afetadas. Cerca de 200 estavam desabrigadas e 758, desalojadas. No estado, 569 edificações foram danificadas ou destruídas. Ibatiba, Domingos Martins e Itarana decretaram situação de emergência.

O ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra, se reuniu ontem com o governador Sérgio Cabral, no Rio de Janeiro, e hoje segue para Minas Gerais, onde deve visitar as localidades mais atingidas, na companhia do governador Antonio Anastasia (PSDB). Ainda na quinta-feira, o Ministério da Saúde enviou para o Rio 20 conjuntos de medicamentos e materiais para os municípios mais afetados pelas enchentes na Região Serrana e no noroeste do estado.

--------------------------------------------------------------------------------