Com ações militares, aprovação de presidente sobe

18/04/2017

 

 

Trump se recupera nas pesquisas, após ter sido ocupante da Casa Branca mais impopular em início de mandato

 

WASHINGTON

 

As demonstrações de força militar dos Estados Unidos elevaram a popularidade do presidente Donald Trump. De acordo com a sondagem divulgada ontem pelo instituto Rasmussen, a aprovação ao republicano chegou a 50%.

O instituto, que divulga relatórios diariamente sobre a percepção popular em relação a Trump, disse que esse é o nível mais alto registrado desde que o presidente tomou posse, em 20 de janeiro, quando tinha 59% de apoio.

Logo em seguida, a aprovação caiu ao mínimo de 38% e depois estabilizou em um patamar entre os 40% e os 42%, o que deu ao republicano o título de presidente dos EUA com a pior avaliação nos três primeiros meses de governo.

O primeiro aumento significativo no índice veio justamente após ações militares dos EUA no exterior. No dia 6, o país bombardeou alvos do governo sírio de Bashar Assad. Já na semana passada, Trump ordenou o uso da chamada “mãe de todas as bombas”, considerada o maior explosivo não nuclear, contra túneis que seriam usados por extremistas do Estado Islâmico (EI) no Afeganistão.

No último fim de semana, a tensão entre EUA e a Coreia do Norte aumentou, com ameaças de uma guerra nuclear.

 

Páscoa. Trump e a primeiradama, Melania, receberam ontem na Casa Branca mais de 20 mil crianças e pais para procurar ovos de Páscoa, uma tradição presidencial que remonta a 1878. Na comemoração anual, conhecida como “corrida do ovo de Páscoa”, as crianças buscam ovos coloridos entre os arbustos do jardim para depois levá- los até a linha de chegada apenas com a ajuda de uma colher.

Acompanhado por um coelho branco de dimensões humanas, da mulher e do filho Barron, Trump falou com os convidados.

“Sei que muita gente vai ter sucesso. Vi esses meninos e eles são muito competitivos”, disse Trump. / ANSA e EF

O Estado de São Paulo, n.45108 , 18/04/2017. INTERNACIONAL, p. A8