Título: Olhos voltados para os EUA
Autor:
Fonte: Correio Braziliense, 23/12/2011, Economia, p. 13

Washington — Os investidores ficaram com os olhos grudados ontem nos Estados Unidos, à espera de uma série de indicadores positivos. A esperança é de que a maior economia do planeta possa compensar parte da esperada recessão na Zona do Euro em 2012. Tanta expectativa valeu a pena. Uma medida da atividade econômica futura dos EUA subiu mais do que o previsto em novembro, devido ao forte aumento na emissão de alvarás para a construção de moradias, sugerindo que o crescimento do país pode acelerar até meados do ano.

O índice de indicadores antecedentes do grupo de pesquisa Conference Board subiu 0,5% no mês passado, para 118 pontos, após alta de 0,9% em outubro. Foi a sétima elevação mensal seguida.

Outra boa notícia foi o aumento da confiança do consumidor em dezembro, atingindo o maior nível em seis meses, com os norte-americanos se sentindo melhor em relação ao próximo ano. A leitura final do índice, calculado pela Universidade de Michigan, subiu para 69,9 pontos, ante os 64,1 pontos em novembro. Já os pedidos de seguro-desemprego nos EUA recuaram para o nível mais baixo desde abril de 2008.