Título: Esperança de dias melhores
Autor: Braga, Juliana
Fonte: Correio Braziliense, 31/12/2011, Política, p. 3

As histórias de Maria Vitória e Lucas sintetizam o primeiro ano do governo. As famílias usufruem do benefício do Bolsa Família, mas ainda são assombradas pelo fantasma do desemprego

Dilma Rousseff completa amanhã um ano como presidente da República. Nos últimos 12 meses, afastou sete ministros, enfrentou uma crise econômica internacional, encarou protestos e conseguiu aprovar os principais projetos no Congresso. O fim de 2011 e a chegada de 2012 marcam também o início de uma nova etapa na vida de duas crianças: Maria Vitória Santana e Lucas Henrique da Silva.

Os dois bebês viveram em 2011 o primeiro ano de suas vidas, o mesmo período em que Dilma estreava na presidência. Parte dos programas e das conquistas da presidente chegaram aos lares das crianças, mas o desemprego, a falta de saneamento básico e o acesso a bens de consumo, como geladeira e computadores, ainda são problemas que as famílias dos dois enfrentam. Mas já conseguem perceber melhorias na área da saúde e usufruem do benefício do Bolsa Família, programa iniciado no governo Lula, mas que recebeu reforços em 2011.

Em 2012, Dilma terá desafios, como o Fundo Previdenciário para Servidores Públicos e o Código Florestal que serão apreciados pelo Congresso e exigirão jogo de cintura para negociar com os parlamentares a aprovação nos moldes que o governo quer. Também é esperada, para o início do ano, uma reforma ministerial que consiga apagar os danos deixados pela faxina feita na Esplanada. Para Claudineia Rodrigues, mãe de Maria Vitória, será também um ano cheio de desafios. "Nós mulheres somos guerreiras, somos mais fortes. Se decidimos realizar alguma coisa, não desistimos. Eu sei que vou tirar de letra. E espero que a Dilma também", torce.